Sábado, 16 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Descoberta de razões do surto de zika vírus pode levar anos

Compartilhe esta notícia:

Uma eventual mutação pode ter aumentado capacidade do vírus de infectar os mosquitos. (Foto: Fabio Pozzebom/ABr)

Há muitas coisas que os cientistas não sabem sobre o vírus zika e uma das mais intrigantes é o que fez um organismo que parecia inofensivo passar a infectar centenas de milhares. Também não está claro o que provocou a associação com a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.

As respostas podem demorar anos para chegar e dependerão da observação da evolução da doença e da realização de testes em animais suscetíveis ao zika. Scott Weaver, diretor do Instituto de Infecções Humanas e Imunidade da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas (EUA), disse que há três hipóteses para explicar a maior agressividade do zika: 1) o vírus teve uma mutação, provavelmente no Sudeste asiático; 2) o vírus se tornou mais eficiente e passou a gerar níveis mais elevados de contaminação; e 3) não houve mudanças, mas a doença passou a ser notada ao se mover para regiões fora da África – antes se confundia com uma série de endemias, como a febre amarela.

Nas Américas, o zika encontrou uma população “ingênua”, sem anticorpos para se defender, o que facilitou sua propagação, ressaltou Weaver. Segundo ele, uma eventual mutação pode ter aumentado a capacidade do vírus de infectar os mosquitos Aedes aegypti. “Nós sabemos que isso aconteceu com chikungunya. De 2005 a 2009, houve várias mutações que aumentaram a eficácia do vírus contra o Aedes albopictus.” Weaver acredita que há indicações sólidas da relação entre zika, microcefalia e síndrome de Guillain-Barré. “A coincidência é muito forte. Mas ainda não está claro se outros fatores influenciam. Provavelmente teremos respostas dentro de anos.” (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

A ideia de um dirigente dos EUA viajar a Cuba era impensável até dezembro de 2014
Dos 81 senadores eleitos para a atual legislatura, 41 não estão mais no cargo. Cinco deles renunciaram, três morreram e dois foram cassados
Pode te interessar