Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de junho de 2015
Foi descoberta uma nova falha no sistema operacional iOS, da Apple, que faz com que o aplicativo de mensagens do iPhone pare de funcionar ao receber uma determinada mensagem com uma sequência de caracteres árabes.
A falha, que afeta a versão atual do sistema (8.3) e possivelmente outras anteriores, trava o sistema de caracteres do iOS, obrigando o telefone a reiniciar.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o bug foi descoberto por usuários do Reddit, um dos maiores fóruns da internet.
Ao receber uma determinada mensagem com escritos em árabe, o sistema tenta abreviar o texto para exibi-lo no banner de recebimento de mensagem (quando o telefone está sendo usado) ou em uma notificação com a tela bloqueada. Se o texto possui uma determinada elipse no meio de vários caracteres não latinos – incluindo árabe, chinês ou marata –, o sistema é incapaz de abreviar o texto e entra em colapso.
Uma das maneiras de se proteger do bug é desativar os banners de notificação. Outra opção, de acordo com o The Guardian, é usar o aplicativo de fotos para enviar uma imagem para quem mandou a mensagem. Assim, é possível acessar o histórico da conversa e deletá-la.
Se a tela estiver bloqueada quando a mensagem chegar, é preciso receber novas mensagens “normais” até que aquela que causa a falha saia das notificações.
Não é a primeira vez que uma sequência de caracteres árabes causa falhas em produtos da Apple. Em 2013, um site russo descobriu que determinada série em árabe fazia com que dispositivos como iPad, iPhone ou Mac travassem parcialmente, forçando o fechamento do iOS. (Folhapress)