Sábado, 13 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Desemprego aumenta para 7,8% e atinge 8,5 milhões de brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Os dados do trimestre encerrado em fevereiro deste ano foram divulgados pelo IBGE

Foto: Reprodução de internet
Perguntados sobre as áreas em que o Brasil mais melhorou em 2024, os entrevistados citaram emprego e renda (23%), saúde (9%) e educação (7%). (Foto: Reprodução)

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, apresentando uma alta de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023.

Apesar do aumento, a taxa ainda está abaixo da registrada no mesmo trimestre móvel do ano passado, de 8,6%. Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (28).

A população desocupada (8,5 milhões) cresceu 4,1% (mais 332 mil pessoas) no trimestre encerrado em fevereiro de 2024 em relação ao anterior e recuou 7,5% (menos 689 mil pessoas) na comparação com o mesmo período do ano passado.

A população ocupada (100,25 milhões) não teve variação significativa ante o trimestre anterior e cresceu 2,2% (mais 2,1 milhões de pessoas) na comparação anual.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (exceto trabalhadores domésticos) chegou a 37,995 milhões, novo recorde da série histórica da pesquisa.

O rendimento real habitual dos trabalhadores ficou em R$ 3.110, 1,1% superior ao trimestre anterior e 4,3% acima do valor registrado no mesmo período de 2023.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
28 de março de 2024 13:10

E saber que na época do mito o desemprego chegou a 13,8%…que barbaridade..

Nilton G Veiga
28 de março de 2024 13:56

Como entender e lidar com informações desencontradas desta imprensa podre. Até ontem havia milhões de empregados, até ontem não havia inflação. Alguém mente descaradamente.

Fernando Krause
28 de março de 2024 14:12

O desemprego explodiu na pandemia por causa do “fecha tudo”, penalizando milhões de trabalhadores e milhares de pequenas empresas, que foram obrigadas a fechar as portas pelo decretos ditatoriais de prefeitos e governadores, enquanto o poder público ficou em casa recebendo seus salários e demais benefícios em dia, sem perder um centavo da renda.

Vanderlei Stefani
28 de março de 2024 15:58

Melhora na renda retirou 20 milhões de brasileiros da insegurança alimentar em 2023
O aumento real do salário mínimo, a recomposição do Bolsa Família e o controle da inflação tiveram impacto direto no resultado

Pedágios sem cancela começam a operar neste sábado em rodovias na Serra Gaúcha e no Vale do Caí
Homem que criou perfil falso em nome do ministro da Justiça em rede social é alvo de operação da Polícia Federal
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x