Sexta-feira, 29 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 23 de julho de 2015
Em junho, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 6,9%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (23). O índice é o maior para o mês desde 2010, quando a desocupação avançou a 7%. Em maio, o desemprego havia atingido 6,7% e, em junho de 2014, 4,8%.
A população desocupada somou 1,7 milhão de pessoas no mês passado, permanecendo estável em relação a maio. Já na comparação com junho do ano passado, esse grupo cresceu 44,9%. Por outro lado, a população ocupada, que chegou a 22,8 milhões, ficou estável frente a maio, mas caiu 1,3% quando comparada a junho de 2014.
No setor privado, o número de trabalhadores com carteira assinada também ficou estável (11,5 milhões). No entanto, sofreu redução de 2% diante do mesmo período do ano anterior. A população não economicamente ativa permaneceu em 19,3 milhões de pessoas.
O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados subiu 0,8%, para 2.149,10 reais, em relação a maio. Já na comparação anual, ficou 2,9% menor. (AG)
Os comentários estão desativados.