Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O desemprego entre os jovens é superior ao dobro da taxa da população em geral, aponta o IBGE

Compartilhe esta notícia:

Professores formaram um bloco mais ou menos coeso (antipetista, liberal na economia) em busca de um espaço mais acolhedor para discutir e elaborar planos. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os que mais sofrem com o reduzido número de vagas. Dados do mercado de trabalho divulgados na quinta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, entre os trabalhadores de 18 a 24 anos, a taxa de desemprego é mais do que o dobro da taxa da população em geral. Enquanto a taxa geral ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens esse percentual saltou para 26,6%.

“Essa taxa é muito maior entre os jovens por conta das barreiras que são impostas a eles para ingressar no mercado de trabalho. Capacitar uma pessoa para o mercado de trabalho custa caro. Por isso, o mercado tende a buscar quem já tem experiência profissional”, explicou Cimar Azeredo, que gerencia a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

De acordo com o levantamento, a maior taxa de desemprego, no entanto, é da população com idade entre 14 e 17 anos – ela chegou a 42,7%, mais do que o triplo da taxa geral. Todavia, a legislação brasileira restringe a atuação profissional nessa faixa etária, que deve ser exercida sob condições específicas, como menor aprendiz, por exemplo.

Nos demais grupos etários, a taxa de desemprego ficou menor do que a geral, sendo a menor para as pessoas com 60 anos ou mais, que ficou em 4,4%. Segundo Azeredo, historicamente a taxa de desemprego entre os jovens sempre superou à da população adulta.

Os números apresentados pelo instituto revelam ainda que, do total de 13 milhões de desempregados no País, 32% têm entre 18 e 24 anos, o que corresponde a um contingente de 4,1 milhões de jovens nessa faixa etária em busca de emprego. Esse número é superado apenas pelos trabalhadores com idade entre 25 e 39 anos, que correspondem a 34,6% do total de desempregados – cerca de 4,5 milhões.

Juntos, esses dois grupos etários respondem por 67% dos desempregados no País. Já os trabalhadores entre 40 e 59 anos representam 22,7% do total de desempregados, somando 2,9 milhões de pessoas. Segundo Azeredo, embora represente um contingente menor do que o dos jovens em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, o desemprego entre aqueles com mais de 40 anos é ainda mais grave.

“O jovem, geralmente, está preso a uma estrutura familiar. Em condições normais, o jovem já é mais afetado pelo desemprego. Quando o desemprego afeta a população adulta é mais preocupante, porque é essa parcela que deveria efetivamente estar ocupada, já que a princípio seria a que já concluiu os estudos, se constituiu como arrimo de família e que tende a ter mais dificuldade de se recolocar no mercado”, avaliou o pesquisador.

Taxa maior para pretos e pardos

O IBGE destacou que a taxa de desemprego para pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas também superou a taxa nacional. Para a população preta, ela ficou em 15% e para a parda em 14,4%. Já a taxa para a população branca foi de 9,9%. Entre todo o contingente de desempregados do País, 52,3% são pardos, 35% são brancos e 11,8% pretos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“É melhor que seja um jogo de torcida única”, diz o juiz Sérgio Moro sobre o interrogatório de Lula
Projeto “Escola da Ospa na Comunidade” chega à sua terceira temporada
https://www.osul.com.br/desemprego-entre-os-jovens-e-superior-ao-dobro-da-taxa-da-populacao-em-geral-apontou-o-ibge/ O desemprego entre os jovens é superior ao dobro da taxa da população em geral, aponta o IBGE 2018-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar