Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Despacho histórico do juiz Sérgio Moro manda prender Lula

Compartilhe esta notícia:

Juiz Sérgio Moro assina despacho histórico mandando prender Lula. (Foto Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, surpreendeu ontem e determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregue à Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta-feira para início da execução da pena de 12 anos e um mês no caso tríplex do Guarujá. O magistrado recebeu do Tribunal Regional Federal da 4ª Região documento que dá aval à prisão.

Barroso: só 9 inocentados em 25 mil recursos

Dados apresentados pelo ministro Luís Roberto Barroso, durante a sessão de quarta-feira que analisou o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostram um baixo impacto das apelações nos tribunais superiores para os réus. Somente 1,12% dos recursos em matéria criminal julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) resultam em sentença favorável ao condenado para algum pedido feito, sendo que as absolvições são obtidas em apenas 0,035% dos casos. Isso significou nove réus inocentados entre os 25.707 recursos extraordinários e agravos analisados no período considerado, de 1º de janeiro de 2009 a meados de 2016.

Sem prisão domiciliar?

As brincadeiras nas redes sociais foram muitas desde a decretação pelo juiz Sérgio Moro da prisão do ex-presidente Lula. Uma delas, brinca com o fato de que a transformação da prisão em regime fechado pelo cumprimento em regime domiciliar seria impossível, “porque o triplex de Guarujá não é dele”.

Ana Amélia

Foi sucinto o comentário da senadora gaúcha Ana Amélia (PP): “Ninguém está cima da lei”.

Em causa própria

Muitas das avaliações de lideres políticos criticando a súbita decisão de prender Lula, e cumprir a ordem de prisão após condenação em segunda instância, tem mais a ver com causa própria que exaltação a cumprimento da Constituição. Para alguns, “se aconteceu com o Lula pode acontecer comigo”.

Rádio Pampa flexibiliza a Voz do Brasil

A Rádio Pampa iniciou ontem a flexibilização da apresentação do espaço da Voz do Brasil, com base na nova legislação, e mantém agora a programação de jornalismo avançando o horário das 19 horas. Tudo nas frequências de 97,5 FM e 970 AM.

O novo núcleo duro do governo gaúcho

O governador José Ivo Sartori, ao anunciar ontem os nomes de oito novos secretários, em razão do processo eleitoral, fez questão de mencionar que o núcleo principal de gestão será formado pelo agora chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, o Secretário da Segurança, Cezar Schirmer, e a Secretária do Meio Ambiente, Ana Pellini.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Lula desiste de salvar Dilma
Dias de agonia
https://www.osul.com.br/despacho-historico-do-juiz-sergio-moro-manda-prender-lula/ Despacho histórico do juiz Sérgio Moro manda prender Lula 2018-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar