Segunda-feira, 21 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Detectores de avanço de sinal monitoraram 9,7 milhões de veículos em três meses em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Objetivo com os equipamentos é educar e conscientizar

Foto: Gustavo Roth/EPTC/PMPA

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulga o balanço do primeiro trimestre de operação dos DAS (Detectores de Avanço de Sinal) em Porto Alegre. Entre março e maio de 2026, os equipamentos monitoraram 9.793.431 veículos em cinco cruzamentos da Capital, totalizando dez pontos de aproximação.

No período, foram registradas 3.573 infrações válidas, o equivalente a apenas 0,036% do total de veículos fiscalizados. Desse total, 1.746 foram por avanço do sinal vermelho (artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro) e 1.827 por excesso de velocidade (artigo 218).

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, o objetivo com os equipamentos não é punir, mas educar e conscientizar. “Os números demonstram que a grande maioria dos motoristas tem adotado um comportamento seguro e responsável no trânsito. Dos mais de 9,7 milhões de veículos monitorados, apenas 0,036% resultaram em infrações”, afirma Bisch Neto.

Em maio, quando os cinco cruzamentos operaram simultaneamente, a avenida Farrapos registrou o maior número de autuações por avanço de sinal vermelho, com 516 ocorrências, seguida pelo cruzamento das avenidas Nonoai e Cavalhada (84) e pela avenida Protásio Alves (78). Em relação ao excesso de velocidade, os maiores registros ocorreram nas avenidas Bento Gonçalves (283), Farrapos (231) e Coronel Aparício Borges (155).

Entre 23h e 4h59, período em que Porto Alegre permite a transposição do sinal vermelho mediante parada e velocidade máxima de 30 km/h, 10.645 condutores avançaram o semáforo dentro das regras estabelecidas. Nessa faixa horária, foram registradas 230 infrações por desrespeito ao sinal vermelho e 282 por excesso de velocidade.

Sinalização

A implantação dos equipamentos foi acompanhada do reforço da sinalização viária nos trechos monitorados. Os limites de velocidade permaneceram os mesmos já estabelecidos nas vias antes da instalação dos controladores.

A fiscalização eletrônica também considera situações excepcionais. No período analisado, 38 veículos não foram autuados por avanço de sinal vermelho por estarem dando passagem a ambulâncias ou outros veículos de emergência.

Nesses casos, as imagens são analisadas e, comprovada a situação, a autuação é cancelada. Caso a infração seja emitida, o condutor pode apresentar defesa, que será reavaliada mediante comprovação.

Todas as autuações são validadas por meio da análise individual dos vídeos captados pelos equipamentos. Os condutores autuados podem solicitar as imagens pela Carta de Serviços de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Porto Alegre através de formulário on-line.

Os interessados devem selecionar o tipo de requerimento sobre infração de trânsito e marcar a opção Vídeo (autuações do artigo 208 – avançar sinal vermelho do semáforo) com os dados da placa do veículo, o nº de série do auto de infração e requerimento de forma objetiva.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
MIRO
25 de junho de 2026 09:55

Custo de aquisição altissimo….e depois vem a manutenção , mais cara ainda…
Qual o retorno ??….NENHUM..

É só dar uma olhadela…que tem alguma coisa estranha neste projeto…se é que me entendem

JORGE SOUZA
24 de junho de 2026 18:03

EU POR EXEMPLO PROCURO NÃO DESEMBOLSAR NENHUM DINHEIRO, ENTÃO ANDO SEMPRE DENTRO DA LEI

leonardo guterres
24 de junho de 2026 16:53

Totalmente para fins lucrativos

Eloa Gute
24 de junho de 2026 16:49

A forma mais sutil de roubar os motoristas é de chorar

Supremo Tribunal Federal adia o julgamento sobre uberização
Porto Alegre reforça acolhimento com 100 vagas extras durante onda de frio intenso
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x