Quarta-feira, 12 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul DetranRS credencia empresas para fase preparatória dos leilões de veículos e sucatas

Compartilhe esta notícia:

Reduzindo prazos e aumentando a capacidade de venda de veículos e sucatas, DetranRS busca desafogar os pátios dos depósitos.

Foto: Divulgação/DetranRS
Informações detalhadas podem ser obtidas no site oficial da autarquia. (Foto: Divulgação/DetranRS)

Para agilizar a vistoria de veículos e sucatas e aumentar o volume de bens leiloados no Estado, reduzindo o passivo abandonado em depósito, o DetranRS credenciará empresas responsáveis pela fase preparatória aos leilões.

As credenciadas farão a decalcagem, identificação, inspeção, classificação, avaliação e loteamento, permitindo regionalizar o trabalho hoje realizado por servidores da autarquia, que precisam se deslocar para todas as regiões do Estado. A Portaria 249, publicada em 31 de agosto, normatiza a atividade e atende à recomendação do artigo 328 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), instituindo o Sistema Estadual de Leilão Virtual de Veículos.

“Essa mudança agilizará em todo o Estado a vistoria dos bens, regionalizando a atividade e fazendo com que veículos e sucatas possam ser colocados mais rapidamente a leilão. Normalmente temos uma média anual de 25 mil veículos leiloados. Nossa projeção, com esse aumento na realização de vistorias em todo o Rio Grande do Sul, é dobrar esse número em 18 meses e qualificar o processo como um todo”, explica o chefe da Divisão de Depósitos, Egídio Nunes.

No Rio Grande do Sul, os leilões de veículos e sucatas virtuais já vinham sendo adotados desde o início da pandemia, devido à necessidade de continuidade do serviço e graças à implantação do projeto piloto que estava em andamento na autarquia desde 2017. A partir das necessidades apontadas com a implantação e do estudo conjunto de entidades como sindicato dos leiloeiros e CRVAs, além do trabalho de diferentes setores do DetranRS, foi desenvolvida a Portaria para buscar a otimização das etapas para todos os envolvidos, reduzindo prazos, aumentando a capacidade de venda de veículos e sucatas e gerando economia aos cofres públicos por meio do esvaziamento dos pátios de Centros de Remoção e Depósito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Peter Venkman
11 de setembro de 2021 04:25

O DETRAN deve se preocupar em montar uma operação com as autoridades competentes pra que sejam recolhidos os veiculos abandonados em ruas e calçadas do RS.

Aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid em idosos começa neste sábado em Porto Alegre
Ministra do Supremo vota contra prazo para presidente da Câmara decidir sobre processo de impeachment de Bolsonaro
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x