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Viagem e Turismo Dez dicas para passageiros afetados por cancelamentos ou atrasos de voos

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Em caso de problemas, é preciso reunir evidências que possam ajudá-lo a reivindicar uma indenização. (Foto: Reprodução)

Se você for afetado por um cancelamento de voo ou um longo atraso, poderá ter direito a uma compensação financeira pelos danos sofridos.

Portanto, é importante ler sobre os direitos do passageiro com antecedência e, em caso de problemas, reunir evidências que possam ajudá-lo a reivindicar uma indenização à companhia aérea responsável. Aqui estão 10 dicas desenvolvidas pela AirHelp, empresa especializada em direitos de passageiros aéreos, para ajudá-lo a reivindicar seus direitos em caso de problemas de voo.

1-Pesquise informações

De acordo com a legislação brasileira, as companhias aéreas são obrigadas por lei a cuidar dos passageiros em caso de longos atrasos ou cancelamento de voos, o que inclui acesso a informações, refeições, bebidas e acomodação, se necessário.

No entanto, os passageiros ainda podem reclamar indenização se tiverem sofrido dificuldades devido a problemas de voo. Infelizmente, um terço dos passageiros aéreos no Brasil consideram erroneamente os cuidados da companhia aérea como a compensação final com a qual podem contar. Portanto, você precisa estar ciente de que pode solicitar uma compensação financeira de acordo com a legislação brasileira do passageiro quando sua viagem for afetada por problemas de voo.

“Os problemas de voo são mais comuns do que pensamos. Em 2021, até agora, 1 em cada 13 passageiros brasileiros teve problemas com seu voo. Além do estresse, os passageiros arcam com os custos dos problemas de voo: sofrem financeiramente, perdem reuniões de negócios, consultas médicas ou encontros familiares de grande valor emocional. A legislação brasileira permite que seja feita uma reclamação para aqueles que se sentiram prejudicados”, diz Lyz Busi, especialista da AirHelp em direitos dos passageiros aéreos.

De acordo com a legislação local, os passageiros brasileiros podem pleitear indenização em até cinco anos após o incidente em voos domésticos e até dois anos em voos internacionais.

2-Guarde seu cartão de embarque e outros documentos de viagem

Qualquer documento que você possa fornecer – incluindo seu cartão de embarque e documentos de viagem – tornará mais simples provar que você comprou uma passagem e fez o check-in.

3-Pergunte o motivo do atraso do voo

Seja persistente ao perguntar sobre o motivo do problema do voo. Se a companhia aérea for diretamente responsável pelos longos atrasos ou cancelamentos (por exemplo, em caso de problemas técnicos ou falta de tripulação), você pode ter direito a uma compensação de voo.

Eventos extraordinários, como condições climáticas extremas ou situações epidemiológicas, podem desobrigar a empresa aérea de pagar a indenização.

4-Reúna evidências de atraso – fotos do quadro de embarque ou comunicações da empresa

Isso o ajudará a processar sua reclamação – quanto mais evidências você tiver, mais precisa ela poderá ser. Tire uma foto da hora em que você pousou e do momento em que as portas da companhia aérea estão se abrindo – isso marca a hora oficial de chegada.

Além disso, se você sofreu danos morais devido a problemas de voo, por exemplo, você perdeu uma importante reunião de negócios ou consulta médica, certifique-se de documentar também.

5-Não aceite menos do que a compensação a que tem direito

Em 2 de 5 casos, os passageiros brasileiros aceitam a indenização de menor valor, como upgrade de assento, ao invés de reclamar o que legalmente têm direito. Saber o que é garantido por lei pode resultar em compensação financeira. Pela experiência da AirHelp, passageiros de voos interrompidos podem ganhar até R$ 5.000,00.

6-Peça à companhia aérea que pague por sua alimentação

Este é um requisito essencial quando um voo está atrasado e você espera mais de duas horas. Certifique-se de falar com um membro da companhia aérea e certifique-se de que suas refeições e bebidas serão pagas até que você possa voar.

De acordo com a legislação brasileira do passageiro, a companhia aérea é obrigada a lhe fornecer um atendimento adequado em caso de problemas de voo. No entanto, se a companhia aérea se recusar a ajudá-lo, você pode reivindicar seus direitos e os custos incorridos de volta.

Além disso, a companhia aérea deve fornecer informações a cada 30 minutos em caso de problemas de voo.

7-Não assine nada ou aceite qualquer oferta que possa renunciar aos seus direitos

Se a companhia aérea pedir que você assine algo, leia com atenção para garantir que seus direitos não sejam afetados. Não aceite menos do que a compensação a que tem direito.

95% dos viajantes brasileiros desconhecem os direitos dos passageiros aéreos e as companhias aéreas podem tirar proveito disso. Sua persistência pode ser a diferença entre um voucher de compensação de R$ 100,00 até R$ 5.000,00 em dinheiro.

8-Opte por esperar ou cancelar se o seu atraso for superior a quatro horas

Se o atraso ocorrer e for superior a quatro horas, é sua escolha aguardar o próximo voo disponível ou solicitar o reembolso do preço da passagem. Independentemente de receber um reembolso, você ainda pode ter direito a uma compensação adicional.

9-Se necessário, peça à companhia aérea que lhe forneça acomodação

Se não houver voos até o dia seguinte, você deverá solicitar à companhia aérea acomodação para pernoite e translado de ida e volta para o hotel. Se você estiver em sua cidade natal, o transporte de ida e volta para sua casa deve ser providenciado. Certifique-se de falar com um membro da equipe sobre como garantir isso para evitar dormir no aeroporto.

10-Guarde os recibos de despesas extras

Se você acabar pagando por acomodação, refeições adicionais, acesso à internet ou qualquer coisa que não precisaria se estivesse no avião, isso pode ser reembolsado. Guarde os recibos em segurança, pois pode precisar deles mais tarde.

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