Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2016
A estimativa de vendas para o Dia das Mães da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é de queda de 4,1% em 2016. Se confirmado, esse será o pior desempenho da data – apontada como o segundo principal período de vendas do varejo – desde 2004. Apesar da previsão de queda, a entidade estima que a data comemorativa irá movimentar cerca de R$ 5,7 bilhões neste ano.
Entre as opções de presentes apontadas na pesquisa, destacam-se artigos de uso pessoal e doméstico, que devem apresentar um aumento de 4,4% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. Vestuário, calçados e acessórios também mostram crescimento, de 2,3%.
A expectativa de contratação de trabalhadores temporários para o Dia das Mães teve queda de 5,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. É prevista oferta de 25,6 mil vagas em todo o comércio do País. A entidade ressalta que isso corresponde ao mesmo patamar observado em 2012, quando foram geradas 25,4 mil oportunidades.
O setor de vestuário deve ser o que ofertará o maior número de chances de emprego, 14,7 mil ou 57,1% do total, informou a CNC, seguido do ramo de hiper e supermercados, o maior empregador do varejo brasileiro, segundo a entidade. A oferta de vagas deve totalizar 4,6 mil postos temporários. (AG)