Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus; entenda o que é

Compartilhe esta notícia:

Simbolo mundial do combate ao Lúpus. (Foto: Reprodução)

Hoje (10) é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, doença autoimune – quando sistema imunológico do paciente ataca o próprio organismo, gerando, assim, danos irreversíveis aos tecidos dos órgãos do paciente, podendo levar à morte prematura. A doença afeta principalmente mulheres. Algumas celebridades também possuem o diagnóstico, como Lady Gaga, Selena Gomez e Astrid Fontenelle.

O Lúpus está ligado à predisposição genética e pode ser manifestado por conta de fatores hormonais ou até mesmo ambientais (luz solar, algumas infecções e medicamentos). A doença, ainda, pode ser classificada de 3 formas. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que pode atacar órgãos internos, o Lúpus Cutâneo que é restrito à pele e o Lúpus Induzido por Drogas, que pode surgir após uso ou administração de medicamentos, podendo haver problemas na pele e de outros órgãos.

O LES é a forma mais séria da doença e, infelizmente, a mais frequente, afetando em torno de 70% dos pacientes que possuem Lúpus. Os sintomas da doença geram dores nas articulações, levando, às vezes, ao impedimento de atividades físicas e até mesmo complicações na rotina de trabalho. A enfermidade, também, provoca fadiga debilitante, febre baixa, perda de apetite e queda de cabelo. Assim, mais de 50% dos pacientes param de trabalhar em 15 anos após a descoberta da doença no organismo. Não há cura para a enfermidade, mas é possível controlar e conviver tendo acompanhamento médico regular.

No Brasil, a estimativa de prevalência de pessoas com Lúpus chega a 98 casos para cada 100 mil pessoas. São aproximadamente 200 mil casos de Lúpus no país inteiro. A doença é diagnosticada através de um conjunto de sinais mostrados em exames. Já o tratamento deve ser individualizado para cada paciente, pois depende das manifestações que apareceram. O médico reumatologista que determina o tratamento mais adequado para cada caso, com o objetivo de reduzir a atividade da doença, tratar os sintomas e crises, reduzir os danos a órgãos. Desta forma, um dos diversos desafios do profissional é fazer um equilíbrio entre o tratamento dos sintomas e a diminuição doe eventos adversos que são causadas pelas medicações comumente utilizadas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Colisão entre veículos deixa pista bloqueada em Arroio dos Ratos, na BR-290
Mulher afirma ter sido agredida por companheiro e PM após deixar festa em Canela
https://www.osul.com.br/dia-internacional-de-atencao-a-pessoa-com-lupus-entenda-o-que-e-e-como-se-sucede-o-tratamento/ Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus; entenda o que é 2019-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar