Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Dicas para prática de exercícios para os hipertensos

Compartilhe esta notícia:

Hipertensão arterial: recomendação é de treinamento principal com exercícios aeróbicos dinâmicos. (Foto: Reprodução)

É de conhecimento geral que a atividade física faz parte do tratamento das doenças crônico-degenerativas cardiovasculares e oncológicas; porém, o melhor exercício e o quanto praticar são discussões entre os médicos. Um consenso publicado neste mês de abril no European Journal of Preventive Cardiology com apoio da European Society of Cardiology Council on Hypertension é o primeiro documento propondo exercício personalizado para atletas com pressão arterial elevada. Estabelece uma espécie de sequência lógica para desenvolver programas de exercícios personalizados, como parte da abordagem geral para pessoas com hipertensão arterial ou que estejam em risco de desenvolvê-la.

Para clarear as polêmicas, recomendam didaticamente seguir a orientação sobre como reduzir a pressão arterial (PA), que foi classificada como de três tipos: Hipertensão – maior que 140/90 mm Hg; Pressão arterial “normal alta”– 130-139/85-89 mm Hg; Pressão arterial normal – <130/84 mm Hg.

As recomendações para esses três grupos específicos deixam clara a orientação para exercícios mistos combinados; isto é, associar exercícios aeróbicos com treinamento de resistência com pesos não exagerados. Esse consenso europeu inclui a faixa esperada de redução da pressão arterial para cada atividade. Por exemplo, o exercício aeróbico para esportistas com hipertensão deve levar a uma redução de 4,9 a 12 mm Hg na pressão sistólica e de 3,4 a 5,8 mm Hg na pressão diastólica.

As orientações recomendam seguir as seguintes prioridades de exercícios com base na pressão arterial do paciente:

Hipertensão arterial: treinamento principal com exercícios aeróbicos dinâmicos (EA) como terapia de exercício, seguidos por exercícios de resistência (ER), os anaeróbicos de baixa a moderada intensidade;

Pressão arterial normal alta: exercícios de resistência dinâmicos de início levam a uma redução maior da pressão arterial do que o treinamento aeróbio isolado. Combinar o exercício de resistência com o treinamento aeróbico em pacientes que tenham uma combinação dos outros fatores de risco clássicos, como colesterol elevado, tabagismo, diabete, obesidade;

Pressão normal: os exercícios aeróbicos podem ser indicados como uma intervenção principal em indivíduos com história familiar ou gestacional de hipertensão, pessoas obesas ou com sobrepeso, mas atualmente com pressão arterial normal.

Os efeitos da redução da pressão arterial descritos nessa publicação científica reconhecem a dificuldade que os médicos enfrentam no tratamento de hipertensos, estimulando-os para serem bem claros e diretos sobre o benefício do exercício físico no tratamento da hipertensão.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Dez exames que você deve fazer regularmente
A boa memória é consequência de bons hábitos
https://www.osul.com.br/dicas-para-pratica-de-exercicios-para-os-hipertensos/ Dicas para prática de exercícios para os hipertensos 2021-04-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar