Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de setembro de 2015
A presidenta Dilma Rousseff anunciou neste domingo (27) que as metas do Brasil para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa são de 37% até 2025 e de 43% até 2030. Esse será o compromisso que o País levará à Conferência do Clima em Paris, na França, no fim do ano. O anúncio foi feito em discurso na Conferência da ONU para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, em Nova York (EUA). Os percentuais de redução referem-se ao total de emissões do Brasil registrados em 2005.
“O Brasil tem feito grande esforço para reduzir as emissões, sem comprometer a inclusão social”, disse a mandatária. Cerca de 60 países já haviam divulgado suas metas para reduzir a produção de gases do efeito estufa, entre eles China, Estados Unidos, União Europeia, Japão e Rússia, responsáveis por 66% das emissões mundiais.
Para cumprir esse objetivo, o Brasil investirá no aumento de uso de energias renováveis, como eólica, solar e biocombustíveis, e intensificará o controle do desmatamento na região da Amazônia, segundo a presidenta. A organização ambiental WRI (World Resources Institute) estima que as emissões do Brasil diminuíram 36% entre 2005 e 2011, principalmente devido a esforços para a redução do desmatamento. (Folhapress)