Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2016
A presidenta afastada Dilma Rousseff comparou nesse sábado a tentativa de golpe de Estado na Turquia com a decisão do Senado de separá-la do poder, substituindo-a provisoriamente pelo vice-presidente, Michel Temer, dentro do processo de impeachment. “A tentativa de golpe na Turquia é preocupante. Um governo eleito não pode ser derrubado. Nem pela violência, nem pelas artimanhas jurídicas”, afirmou pelas redes sociais.
De acordo com Dilma, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi eleito democraticamente pelo povo turco, assim como ela foi pelos brasileiros. “O processo de impeachment no Brasil tem que ser repudiado. Democracia é preservar a vontade popular”, afirmou a presidenta afastada em sua conta no Facebook.
O governo de Michel Temer divulgou um comunicado no qual pediu às partes envolvidas que deixassem a violência de lado, mas defendeu o “pleno respeito às instituições e à ordem constitucional” na Turquia.
O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse nesse sábado que o governo recuperou o controle do país depois da fracassada tentativa de golpe, que terminou com 161 mortos e 2.839 militares presos.
Os comentários estão desativados.