Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2016
A presidenta Dilma Rousseff e 28 ministros do governo viajarão no sábado para participar do dia nacional de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya.
Enquanto os ministros estarão em 23 cidades do País, Dilma participará da mobilização contra o mosquito no Rio de Janeiro, que será sede os Jogos Olímpicos deste ano, em agosto, e tem sido foco do noticiário internacional quando o tema do vírus da zika é abordado.
O dia nacional de mobilização ocorre em meio às medidas do governo para combater o vírus da zika, apontado pelo Ministério da Saúde como responsável pelos casos de microcefalia que têm sido registrados em bebês desde o ano passado.
Segundo o Ministério da Defesa, no sábado, 220 mil militares da Forças Armadas percorrerão 356 municípios do País – as 27 capitais e 329 cidades consideradas endêmicas – para informar a população sobre a importância de erradicar os criadouros do Aedes aegypti.
Em discursos nos eventos dos quais tem participado desde as últimas semanas, a presidenta Dilma tem dito que, enquanto não há vacina contra o vírus da zika, a sociedade precisa se engajar para que os focos de reprodução do mosquito sejam eliminados. Ela chegou a fazer um pronunciamento à nação, na semana passada, no qual disse que a guerra contra o Aedes é complexa. (AG)