Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Fair

Brasil Dinheiro para bolsas CNPq só dura até setembro, diz ministro Marcos Pontes 

Ministro da Ciência, Comunicação e Tecnologia, Marcos Pontes. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou que o dinheiro para as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) duram apenas até setembro. Pontes também cobrou a aprovação de crédito de R$ 310 milhões para o orçamento da pasta, a fim de garantir o pagamento do benefício. Cerca de 80 mil bolsas de pesquisa correm risco de interrupção.

Os recursos para o pagamento das bolsas estão em um pedido de suplementação do orçamento de R$ 248,9 bilhões feito pelo presidente Jair Bolsonaro e aprovado em junho pelo Congresso Nacional. Os recursos serão obtidos por meio da emissão de títulos públicos.

Pontes também comentou o manifesto assinado por 10 ex-ministros de Ciência e Tecnologia de governos anteriores, que criticaram os cortes de orçamento nesta área. “Recebi a carta e achei excelente a ideia de eles se juntarem a mim nesta batalha. (…) Eles certamente tentaram lá atrás reverter situação [de cortes] e não conseguiram. Agora, quem sabe, juntos, nós não consigamos reverter?”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Primeiro quadrimestre marca queda de 12% no número de mortes no trânsito gaúcho 
Bolsonaro assina lei que cria primeira universidade do governo
Deixe seu comentário
Pode te interessar