Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de março de 2020
A Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, anunciou que o encarregado de negócios, o embaixador Nestor Forster, teve diagnóstico positivo para a Covid-19.
Forster – escolhido para ser o embaixador do Brasil nos EUA – prolongará sua quarentena, imposta por conta própria como medida de precaução, por mais duas semanas.
Ele esteve com o presidente Jair Bolsonaro em eventos nos Estados Unidos no último final de semana, inclusive em Mar-a-Lago, na Flórida, durante o jantar oferecido pelo presidente americano, Donald Trump. Mas, segundo a embaixada brasileira, sentou-se em um lugar à mesa longe do presidente dos EUA.
Forster foi o quarto membro da comitiva brasileira que esteve no jantar de Trump a confirmar contágio pelo coronavírus, após o secretário de Comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, que está em quarentena domiciliar, o senador Nelsinho Trad e a advogada Karina Kufa, uma das articuladoras da criação do Aliança pelo Brasil, futuro partido do presidente.
O presidente Bolsonaro realizou um teste para saber se tinha o coronavírus, e na sexta-feira (13) anunciou em redes sociais que o resultado foi negativo. Em seguida, deixou a residência oficial do Palácio da Alvorada no início da tarde e voltou a trabalhar no Palácio do Planalto.
Bolsonaro, porém, deve ser submetido a um novo teste, informou à TV Globo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Enquanto o novo exame não é realizado, o presidente deve ser monitorado no Palácio da Alvorada.
Durante uma entrevista coletiva na tarde de sexta, Donald Trump voltou a afirmar que não estava preocupado por ter estado no mesmo ambiente que Wajngarten, mesmo sabendo que o secretário está com Covid-19.
Teste de Trump
O teste do resultado de coronavírus feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve resultado negativo. Ele fez o teste na noite de sexta e o resultado foi divulgado na noite deste sábado (14) pela Casa Branca.
Um memorando em nome do médico do presidente, Sean P. Conley, diz que, uma semana após participar de um jantar em Mar-a-Lago no qual esteve um brasileiro que está com Covid-19 (o secretário de Comunicação do Planalto, Fábio Wajngarten), Trump continua sem apresentar sintomas.
Na sexta, Trump ponderou, dizendo que poderia fazer o teste após ter estado em contato com muitas pessoas que foram diagnosticadas com o vírus. Posteriormente, o médico da Casa Branca afirmou que ele não precisaria se submeter ao exame porque não tinha sintomas.