Segunda-feira, 14 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Distrito Federal prepara esquema de segurança reforçado para julgamento do Supremo sobre Alexandre de Moraes

Compartilhe esta notícia:

Em caso de manifestações, pode ocorrer bloqueio na Praça dos Três Poderes

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Em caso de manifestações, pode ocorrer bloqueio na Praça dos Três Poderes. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

A sessão desta terça-feira (15) do STF (Supremo Tribunal Federal) mobilizará um esquema de segurança especial da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Os arredores do prédio da Corte, em Brasília, contarão com o aumento do efetivo de policiais, e outras medidas são preparadas para o dia.

O secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, disse que uma reunião entre as forças de segurança distritais e do STF foi realizada para alinhar o esquema que será usado no dia. Um novo encontro está marcado para esta segunda-feira para os ajustes finais.

Os agentes de segurança avaliam todos os cenários. Em caso de manifestações, pode ocorrer bloqueio na Praça dos Três Poderes ou controle parcial na Esplanada dos Ministérios. Caso contrário, será algo parecido com o julgamento do 8 de janeiro, com polícia ostensiva na praça e nos anexos, célula de inteligência presencial na Secretaria de Segurança Pública, drones na noite anterior e na terça, controle e avaliação dinâmica de perímetro em conjunto com a Polícia do STF.

De acordo com Patury, o programa de câmeras espalhadas pela cidade para monitoramento, chamado de DF360, está realizando o reconhecimento de placas de carros e fazendo reconhecimento facial em condutores e passageiros de alguns veículos.

O secretário entende que essa é uma forma de prevenir eventuais manifestações que possam ocorrer no dia. “Não há manifestação confirmada. Apenas chamadas nas redes. Vamos replicar o que já fizemos em outras oportunidades, a exemplo do julgamento do 8 de janeiro. Aumentar a ostensividade, mapear eventuais movimentações pela inteligência e fazer bloqueios esporádicos na Esplanada, apenas em caso de necessidade. Eventuais aglomerações não autorizadas em frente ao STF serão evitadas por questões de segurança”, disse Patury.

O presidente da Corte, Edson Fachin, convocou a sessão desta terça com o objetivo de discutir o relatório da Polícia Federal que reuniu registros de conversas entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro. Os ministros deverão decidir, entre outros pontos, se foi regular a ordem que levou ao aprofundamento da análise dos dados do celular de Vorcaro, se as informações obtidas a partir dessa medida podem ser aproveitadas e qual deve ser o destino dos elementos que envolvem Moraes.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu a anulação da decisão de Mendonça que determinou a identificação de interlocutores de Vorcaro. Segundo o órgão, a medida buscou elementos contra outro ministro do STF sem comunicação prévia à presidência da Corte e sem análise do plenário. Para a Procuradoria, isso também invalida o material obtido.

Nesta terça, os ministros decidirão se, com base nas provas, será aberta ou não uma investigação oficial contra Moraes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Box1
13 de setembro de 2026 18:56

Tem que ter segurança reforçada, pois os vandecas Stefani ochoa vão querer invadir e se pendurar no pescoço do careca Xandão, pois morrem de amores por ele 🤣🤣🤣💅🏻💅🏻🐀🐀🐀🐀

vanderlei stefani
13 de setembro de 2026 22:31
Responder para  Box1

Quando o desespero bate a sua porta ☝️🤣

vanderlei stefani
13 de setembro de 2026 17:30

“Madame Satã” é um templo Batista ou é neopentecostal?

Ministro André Mendonça diz que compartilhar conteúdo do celular de Vorcaro só serviria para “tumultuar” e pode colocar investigações em risco
Mentes Brilhantes premia acadêmicos de Comunicação da Feevale
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x