Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dívida do País deve chegar a 70% do PIB em 2016, diz economista

Compartilhe esta notícia:

Economista Mansueto Almeida disse que a regularização dos pagamentos atrasados deverá levar os quatro anos de governo. (Foto: Alan Marques/Folhapress)

A maior parte da alta nas despesas de custeio do governo federal no primeiro semestre se deve ao pagamento atrasado de programas e subsídios deixados do primeiro governo Dilma para a atual administração, disse o economista Mansueto Almeida, especialista em finanças públicas. Para ele, o “grau de investimento” do País junto às agências classificadoras de risco segue ameaçado. “A nova equipe econômica e a nova presidenta encontraram a conta que a velha presidenta deixou”, ironizou. Para o especialista, o Brasil caminha para que a dívida pública bruta atinja 70% do PIB (Produto Interno Bruto) “já no fim do próximo ano ou em meados de 2017”. “É claramente um cenário de perda do grau de investimento”, comentou.

Apresentando os dados já divulgados pelo Tesouro Nacional sobre as contas públicas do primeiro semestre, Mansueto apontou que houve alta real de cerca de 6% nas despesas com custeio, mesmo com a economia em retração. Para analisar os gastos, o economista dividiu o custeio em três itens: transferência de renda, saúde e educação, além de outros. Nas transferências, a alta foi pequena e o custeio de saúde e educação aumentou muito pouco.

Já o item “outros”, onde são contabilizadas as despesas não pagas no primeiro mandato de Dilma, houve crescimento real de 23%, disse Mansueto. “Em julho vem uma nova pancada”, alertou o economista, referindo-se aos dados do Tesouro para o mês passado, que ainda não foram divulgados.

Para Mansueto, a regularização dos pagamento atrasados, incluindo os que foram objeto de “pedaladas fiscais”, deverá levar os quatro anos de governo. Ainda assim, o especialista defendeu a equipe econômica, liderada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “Fica claro que parte do insucesso da equipe econômica (em fazer superávit primário) decorreu de gastos passados”, argumentou Mansueto. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Advogado discreto desponta na operação Lava-Jato
Auditores da Receita Federal entrarão em greve caso não sejam incluídos em pec que valoriza advogados públicos
https://www.osul.com.br/divida-do-pais-deve-chegar-a-70-do-pib-em-2016-diz-economista/ Dívida do País deve chegar a 70% do PIB em 2016, diz economista 2015-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar