Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dívida pública federal tem primeira queda desde janeiro

Compartilhe esta notícia:

O déficit significa que as despesas foram maiores do que as receitas (Foto: Banco de Dados)

A dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e externo do governo, recuou 3,22% em outubro deste ano, para 2,64 trilhões de reais, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (24) pela Secretaria do Tesouro Nacional. Em setembro, o endividamento público estava em 2,73 trilhões de reais. Essa foi a primeira queda da dívida desde janeiro deste ano.

A redução está relacionada, principalmente, com o alto volume de resgates (vencimentos) de títulos públicos. Em outubro, foram resgatados 148,7 bilhões de reais em papéis, ao mesmo tempo em que as emissões foram bem menores: 37,79 bilhões de reais. Já a apropriação de juros sobre o estoque da dívida, que contribuiu para o seu aumento, somou 22,8 bilhões de reais no período.

No caso da dívida interna, houve queda de 3,27% em outubro, para 2,5 trilhões de reais. Já o endividamento externo caiu 2,37% no mês passado, para 142 bilhões de reais. No início deste ano, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que, após terminar 2014 em 2,29 trilhões de reais, a dívida pública poderia chegar ao patamar máximo de 2,6 trilhões de reais no fechamento de 2015. Depois, esse teto foi revisado para 2,8 trilhões de reais. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidente Temer assinou uma MP que concede ajuda de 2 bilhões de reais aos municípios
Rapaz é preso por fornecer bebida alcoólica a garota de 12 anos
https://www.osul.com.br/divida-publica-federal-tem-primeira-queda-desde-janeiro/ Dívida pública federal tem primeira queda desde janeiro 2015-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar