Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 9 de janeiro de 2016
A Nasa (agência espacial americana) divulgou uma nova foto da Terra, captada pela sonda espacial LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter). Na imagem, o planeta azul parece erguer-se sobre o horizonte da Lua, fazendo lembrar o nascer e o pôr-do-sol no nosso planeta.
O registro, que é composto por uma série de fotografias tiradas pela aeronave em outubro de 2015, só foi divulgado agora pela agência americana. A missão da sonda, que tem orbitado em torno da Lua desde 2009, foca-se apenas em descobrir mais detalhes sobre o satélite natural da Terra. Contudo, desta vez, a câmara da LRO não estava apontada para a Lua, mas para o seu redor, para poder recolher dados sobre a sua atmosfera.
Por isso, a câmara pôde fotografar o nosso planeta, a 134 quilômetros da superfície do satélite. Um ângulo que permitiu ver o “nascer” da Terra no horizonte da Lua. Uma imagem bonita, mas que não passa de uma ilusão de ótica que nunca seria vista desta forma por um astronauta se estivesse, de fato, na superfície da Lua.
Este “nascer” da Terra pode ser captado pela LRO até 12 vezes por dia. No entanto, a sonda tem estado ocupada recolhendo outros elementos lunares desde que começou a sua missão, há seis anos.
A fotografia mostra uma parte do continente americano e, em grande plano, o africano, fazendo recordar a famosa imagem captada pelo astronauta Harrison Schmitt, durante a missão Apollo 17, há 43 anos.