Segunda-feira, 02 de novembro de 2026
Por Redação O Sul | 2 de novembro de 2026
De julho a setembro, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) registrou alta de 12% nas ocorrências de furtos de hidrômetros em Porto Alegre. Foram 174 equipamentos subtraídos, contra 154 no quarto trimestre do ano passado. Já nos primeiros nove meses os registros chegaram a 505, contra 438 no mesmo acumulado em 2025 – um acréscimo de 15%.
“Além de deixar a população desabastecida até a substituição do aparelho, os furtos geram custos ao poder público e causam prejuízo ao faturamento do consumo”, ressalta um informe publicado no portal prefeitura.poa.br. O interesse despertado entre os criminosos se deve à presença de ligas metálicas passíveis de revenda no mercado clandestino de reciclagem.
Quem tiver o hidrômetro furtado deve avisar o Dmae por meio do Sistema 156 (opção 2), além de registrar boletim de ocorrência. O furto é crime previsto no artigo 155 do Código Penal brasileiro, que prevê pena de um a quatro anos de prisão e pagamento de multa.
Regras de acesso
O hidrômetro deve permanecer em local acessível aos profissionais do Departamento, sem obstáculos que impeçam ou dificultem a leitura. É ocaso de poortões trancados, veículos estacionados em frente ao equipamento, objetos, móveis, materiais de construção e estruturas instaladas sobre o hidrômetro, por exemplo.
A instalação de grades, muros ou outros elementos de proteção também deve preservar o acesso ao equipamento. Em imóveis com acesso controlado, é necessário estabelecer as condições para que os profissionais do Dmae possam chegar ao hidrômetro durante o período de realização das leituras.
Em caso de dúvidas sobre o hidrômetro, leitura ou condições de acesso ao equipamento, o consumidor pode procurar o Dmae pelo whatsapp (51) 3289-9156 ou presencialmente em um dos postos de atendimento do Departamento. A lista de endereços também está disponível no endereço eletrônico.
(Marcello Campos)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!