Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Doença de Lyme: veja os famosos que foram diagnosticados com a grave infecção

Compartilhe esta notícia:

A modelo Bella Hadid foi internada mais uma vez por conta de sintomas relacionados à doença de Lyme. (Foto: Reprodução)

A modelo Bella Hadid compartilhou em suas redes sociais no último dia 17 que foi internada mais uma vez por conta de sintomas relacionados à doença de Lyme, uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos hematófagos (que se alimentam de sangue) da espécie Ixodes infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi. “Me desculpem por sempre sumir. Eu amo vocês”, diz a legenda da publicação feita por Bella.

Além de Hadid, outras celebridades já foram diagnosticadas com a condição.

Celebridades

Justin Timberlake, cantor americano de 44 anos, relatou após o fim da sua turnê mundial que foi diagnosticado com a doença de Lyme. O artista também contou que precisou lidar com a dor provocada pela condição nos bastidores dos shows.

“Entre outras coisas, tenho lutado contra alguns problemas de saúde e fui diagnosticada com a doença de Lyme. Não estou dizendo isso para que vocês se sintam mal por mim, mas para esclarecer o que tenho enfrentado nos bastidores. Se você já passou por essa doença ou conhece alguém que passou, então sabe muito bem: conviver com ela pode ser extremamente debilitante, tanto mental quanto fisicamente”, escreveu Justin em uma publicação.

A cantora canadense Avril Lavigne passou por um período longo de recuperação depois de ser infectada em 2014. O cantor Justin Bieber, por sua vez, lutou contra os sintomas da doença por dois anos, como revelou em 2020. Já a modelo Bella Hadid precisou dar uma pausa na carreira para cuidar da saúde após o diagnóstico.

Sintomas

– Quais são os sintomas da doença de Lyme? Os sintomas mais comuns da doença são: Uma placa de vermelhidão no mesmo local da picada; Calafrios; Fadiga; Dores nos músculos do corpo inteiro; Rigidez do pescoço; e Dores de cabeça e garganta.

– Como ocorre a infecção da doença de Lyme? O principal, e mais comum, sintoma da doença é o eritema migratório (EM), uma reação inflamatória que causa manchas avermelhadas e salientes no mesmo local da mordida. O carrapato, que permanece grudado no corpo do hospedeiro, utiliza essa lesão como porta de entrada para sugar o sangue diretamente do hospedeiro.

No momento da picada, a bactéria penetra na pele, cai na corrente sanguínea e se espalha pelo corpo do hospedeiro. Com o tempo, sem tratamento, a infecção pode causar, além de dores nas articulações e músculos, lesões na pele, no sistema nervoso, no cérebro e no coração. Para além dos humanos, a doença também pode ser transmitida para animais.

Veja abaixo as etapas de desenvolvimento da doença de Lyme:

Etapa precoce localizada: fase compreendida pela picada do carrapato e o surgimento do eritema migratório (EM), com manchas avermelhadas pelo corpo do hospedeiro;

Etapa de disseminação prematura: fase com a predominância dos sintomas mais comuns, em que podem ser confundidos com os de outras doenças;

Etapa crônica tardia: fase mais longa dentre as três, podendo durar meses ou anos. Nela, é necessário um tratamento adequado, para que os sintomas podem não sejam recorrentes e evoluam para complicações reumatológicas e neurológicas mais graves. O hospedeiro da bactéria pode desenvolver novos sintomas, associados a problemas cardíacos, mau funcionamento cognitivo, e a paralisia dos nervos da face (paralisia de Bell).

– Variante brasileira da doença de Lyme: A variante brasileira da doença, denominada de doença de Lyme símile brasileira ou síndrome de Baggio-Yoshinari, os sintomas podem ser recorrentes com tendência a tornarem-se crônicos mesmo depois de submetidos a tratamentos prolongados. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

“Para adolescentes, o ideal seria estudar à tarde”, diz especialista em sono
Passageira de navio de cruzeiro vive momento de terror ao ficar presa em toboágua suspenso no mar
https://www.osul.com.br/doenca-de-lyme-veja-os-famosos-que-foram-diagnosticados-com-a-grave-infeccao/ Doença de Lyme: veja os famosos que foram diagnosticados com a grave infecção 2025-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar