Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dólar atinge a maior cotação em três meses

Compartilhe esta notícia:

Preocupações com a China e Grécia contribuíram para moeda fechar em 3,23 reais. (Foto: AFP)

Em meio a preocupações com a China e a Grécia, o dólar teve forte alta nessa quarta-feira e fechou acima de 3,20 reais pela primeira vez em três meses. O dólar comercial subiu 1,61% (0,051 centavos de real) e fechou vendido a 3,234 reais, na maior cotação desde 27 de março (3,241 reais). Na máxima do dia, por volta das 12h, a moeda norte-americana atingiu 3,236 reais. A divisa acumula alta de 4,02% em julho e de 21,63% no ano.

O dólar subiu em todo o mundo por causa das preocupações com a China, depois que as medidas postas em prática pelo governo do país não conseguiram conter a queda no mercado de ações. Em apenas um mês, as ações das empresas chinesas perderam cerca de um terço do valor, embora continuem 75% acima do registrado há um ano. Somente nessa quarta-feira, 1,3 mil empresas tiveram a comercialização de ações suspensa na Bolsa de Xangai, o que levou investidores a comprarem a moeda norte-americana.

Minério

O preço do minério, segundo mais importante produto da pauta de exportação brasileira, despencou 11% nessa quarta-feira. Entre janeiro e junho, a receita do Brasil com as exportações de minério de ferro para a China desabou 49%. Isso afeta os termos de troca e acaba exercendo pressão por mais desvalorização cambial. “Não é uma reação exagerada”, disse João Pedro Brügger, analista da Leme Investimentos. “Uma desaceleração da economia chinesa vai ter impacto muito forte sobre os preços das commodities e isso afetará negativamente vários países, principalmente o Brasil”, completou.
Para o Credit Suisse, um dos principais efeitos negativos do movimento na China é provavelmente o nível de confiança. O banco notou que o governo tem sido incapaz de dar suporte ao mercado de ações e por isso há dúvidas sobre sua capacidade de controlar a economia. Em nota a clientes, estrategistas do Credit Suisse também chamaram atenção sobre o risco das últimas medidas, como a proibição de ofertas primárias de ações (IPOs, na sigla em inglês), representarem um retrocesso nas reformas pró-mercado.

Leilões

A avaliação de operadores é que a redução das atuações do BC (Banco Central) do Brasil no câmbio pode pressionar ainda mais a cotação da moeda norte-americana para cima. Uma taxa de juros maior tende a atrair mais estrangeiros ao mercado brasileiro, em busca de retornos mais atraentes, ampliando a oferta de dólares no Brasil e, assim, reduzindo a pressão sobre o preço da divisa. Nessa quarta-feira, o BC deu continuidade à rolagem dos swaps cambiais que vencem em agosto.

A oferta de seis mil papéis foi integralmente vendida, por 292 milhões de dólares. Nos primeiros leilões deste mês, haviam sido ofertados até 7,1 mil swaps.

Bolsa em queda

No mercado acionário, o principal índice da Bolsa brasileira acompanhou a queda dos mercados de ações nos Estados Unidos e fechou no vermelho nessa quarta-feira. A desvalorização de bancos, Petrobras e Vale sustentou a perda do indicador. “A paralisação da NYSE afetou o Ibovespa porque trouxe uma volatilidade adicional ao mercado na parte da tarde”, disse Brügger. “Com o quadro externo desfavorável, o estrangeiro realiza lucro [vende ações compradas por um preço mais baixo que o atual] nas Bolsas emergentes. Metade do mercado brasileiro é representada por estrangeiros.” O movimento de realização de lucros, segundo analistas, também pode ter sido gerado pelo feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo nesta quinta-feira, que vai manter a BM&FBovespa fechada.

No exterior, a Bolsa de Nova York suspendeu as negociações de todos os seus ativos financeiros por volta de 11h32min no horário local (12h32min em Brasília-DF) dessa quarta-feira devido a “problemas técnicos”. As ações listadas na NYSE continuaram sendo negociadas em outros mercados. A situação na NYSE só foi normalizada às 15h10min no horário local (16h10min em Brasília).

O Ibovespa cedeu 1,07%, para 51.781 pontos. O volume financeiro foi de 5,720 bilhões de reais. As ações preferenciais (mais negociadas e sem direito a voto) da Petrobras e da Vale recuaram 1,95% e 4,03%, respectivamente, para 11,55 reais e 14,54 reais.

Europa

As tensões em torno das negociações do futuro da economia grega também contribuíram para a alta do dólar. Nessa quarta-feira, o país pediu um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, fundo que socorre os países da zona do euro. O Conselho Europeu obrigou o governo grego a apresentar uma proposta até esta quinta-feira para tentar um acordo até domingo. (ABr e Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

População latina supera a branca na Califórnia pela primeira vez
O Bradesco deu descontos milionários em empréstimos ao Instituto Brasiliense de Direito Público, que tem entre os sócios o ministro Gilmar Mendes, do Supremo
https://www.osul.com.br/dolar-atinge-a-maior-cotacao-em-tres-meses/ Dólar atinge a maior cotação em três meses 2015-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar