Sábado, 27 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Dólar bate recorde e Selic pode subir de 0,75% a 1%

Compartilhe esta notícia:

AS razões de Figueiredo. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O dólar batendo o quarto recorde consecutivo e os sinais pessimistas emitidos no Boletim Focus nessa segunda-feira (2) deixaram ainda mais preocupados setores do mercado financeiro, que temem uma escalada da inflação diante da falta de compromisso do governo Lula (PT) em cortar despesas para se adequar às receitas. A taxa Selic está hoje em 11,25%, valor fixado após a última reunião do Copom, em novembro, mas pode bater os 13%. O banco Pine aponta 14% em 2025.

Rota da crise

Análise da Equus Capital para 120 instituições financeiras aponta mais de 90% de chance de aumento da Selic entre 0,75% e 1% este mês.

Efeito cascata

Bancos gigantes como JP Morgan e Morgan Stantley e o suíço Julius Baer rebaixaram as recomendações de investimento no Brasil.

Só Malddad

Segundo Felipe Uchida, da Equus, há 40% de chances de alta de 1% na Selic. “O mercado teve reação negativa” ao pacote de Haddad, diz.

Dilma 3

Alguns economistas já citam o retorno da taxa de juros da “Era Dilma”, uma das maiores das últimas décadas (14,25%, em 2016).

PT prepara vacina anti-Pacheco ao governo de MG

O PT mineiro não recebeu bem as sinalizações do presidente Lula se colocando como entusiasta de eventual candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD) ao governo de Minas Gerais em 2026. O partido tem outros planos: candidatura própria ao governo, apesar da surra que levou na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, com Rogério Correia alcançando minguados 4,37%. No geral, o PT se encorajou com o desempenho no Estado, saindo de 27 (2020) para 35 (2024) prefeituras.

Nome de centro-esquerda

O partido quer para o governo Marília Campos, reeleita prefeita de Contagem com mais de 60% dos votos e afastada da turma da lacração.

O filho é seu

Petistas mineiros rejeitam a paternidade da derrota de Correia, imposição de Gleisi Hoffmann. O diretório quis fechar com o PSD, vencedor em BH.

Fatura também

Para não ficar chupando dedo, o PSD levaria a prefeitura de Contagem caso Marília vença. O vice Ricardo Faria é do partido.

Corte virou piada

O vereador paulistano Rubinho Nunes (PL) reagiu aos R$ 40 milhões que o governo Lula (PT) pretende torrar com uma campanha sobre o suposto corte de gastos: “o meme vem pronto”.

Estranha blindagem

É um vexame grandes bancos atuando para “proteger” Fernando Haddad (Fazenda). Como o ministro não desautoriza a blindagem, tem o dever de esclarecer se há rabo preso com quem mais ganha dinheiro no País.

Bom para todos

O desfecho do barraco em Roma, com “retratação”, proporcionou uma saída honrosa para o ministro Alexandre de Moraes, cuja versão não ficou claramente comprovada, e livrou a família Mantovani de um inferno.

Pacto eleitoral

Para o senador Carlos Portinho (PL-RJ), o presidente do PSD, Gilberto Kassab, tem um pacto de não-agressão a Lula e atua para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), não ser candidato a presidente.

Explica, ministro

Leitor desta coluna, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) acionou Rui Costa (Casa Civil) para que o ministro explique a gastança com viagens no governo Lula. Foram R$ 150 milhões em 20 dias.

Morreu na praia

O governo se movimenta para atrasar a PEC das Praias, proposta sobre uso de territórios à beira-mar que pertencem a União. O projeto deve ser pautado nesta quarta-feira (4), mas governistas devem pedir vista.

Lobby exposto

O jornal Washington Post revelou que lobistas estão em pânico porque não sabem como fazer lobby com Elon Musk, nova força política nos EUA. O empresário avisou no ‘X’: irá escutar e responder na rede social.

Censura nunca

Setores da mídia abandonam a defesa da liberdade como valor essencial à democracia e ao ofício. Arrogantes, nem percebem que, apoiando a censura, fazem o jogo do autoritarismo e decretam o próprio fim.

Pensando bem…

…a mais vergonhosa das censuras é a autocensura.

PODER SEM PUDOR

As razões de Figueiredo

O empresário Ciro Batelli, que se radicou em Las Vegas, antigo batalhador pela legalização do jogo no Brasil, certa vez encontrou o então presidente João Figueiredo no hotel Cad’Oro, em São Paulo. O general colocou o braço sobre seu ombro para dar uma explicação e fazer uma confissão: “Tenho te visto dando dignidade ao que defendes. Não sou contra cassinos. Os milicos não ganham tanto quanto dizem, por isso nunca entrei num cassino. Sou contra por comodidade. Se aprovar, vou ter que dar 419 cassinos para os 419 f.d.p. da Câmara dos Deputados! Por isso sou contra.” Atualmente a Câmara tem 513.

Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
3 de dezembro de 2024 13:31

A verdade da extrema direita é a MENTIRA

Vanderlei Ochoa
3 de dezembro de 2024 13:21

A verdade que tu é teus parcero querem ouvir….hahahhaahahah

Adalberto Meneguzzi
3 de dezembro de 2024 09:27

E sem medo!

Artur Borba
3 de dezembro de 2024 04:13

Este é o jornalista de prima. Fala a verdade.

Vanderlei Ochoa
3 de dezembro de 2024 13:20

Quanta bobagem kreusa

Fernando Krause
3 de dezembro de 2024 11:33

Recomendo a leitura da matéria abaixo, que traz à luz o que esta DESGRAÇA de DESgoverno lulopetista está fazendo nos Correios, gual a praga de gafanhotos na lavoura: DESTRÓI o que encontra pela frente:
https://www.poder360.com.br/…/correios-tem-prejuizo…/

Fernando Krause
3 de dezembro de 2024 17:01

Já te falei que “Kreusa” é a chocadeira que baixou as calças e te defecou no esgoto.
BABACA!

Vanderlei Ochoa
3 de dezembro de 2024 13:20

Colunista a serviço da direita golpista nem toca no assunto dos golpistas do governo que ele defende. Cláudio Humberto COLLOR MESSIAS BOLSONARO, só usando a mídia concedida para satisfazer o ego dos direita golpista. Se liguem bico de luz. Teus colunistas radicais e desonestos te enrolam o tempo todo….hajahahahah

Cezar Roldão Schuaste
3 de dezembro de 2024 17:13

Erroooou.
Pt derretendo, e PL que foi vice do ladrão nos dois primeiros mandatos agora está disfarçado de direita.

Vanderlei Stefani
3 de dezembro de 2024 13:30

O PT tá bem VIVO, já o partido do Bozo vigarista, PL tá com o PÉ na COVA kkkkkkkk kkkkkkkk

Vanderlei Stefani
3 de dezembro de 2024 15:11

É um ABOBRINHA

Artur Artur
3 de dezembro de 2024 14:33

“Setores da mídia abandonam a defesa da liberdade como valor essencial à democracia e ao ofício”,,,,,
GLOBOLIXO , deve BILHOES ao brasileiros…só sobrevive com a ajuda dos nossos impostos….
e……Quem votou na BESTA FERA…NO CANCER do luladrão…para min não é gente….
Não falo mais com gente deste tipo…
Cancelei as amizades , que descubro que dão proteção a ladrão.
e principalmente ….NÃO COMPRO EM LUGARES SE SÃO PETRALHAS…

Gabriel Priebe
3 de dezembro de 2024 15:58
Anisca Loskr
3 de dezembro de 2024 16:19

Claudio Humberto ! Miquinha amestrada da direita raivosa!

Notícias da Assembleia Legislativa do RS
Governo gaúcho poderá perder R$ 6,5 bilhões prometidos pelo Governo Federal para obras contra as cheias
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x