Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de novembro de 2025
O dólar fechou em queda de 0,35% nessa terça-feira (25), cotado a R$ 5,37. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, avançou 0,41%, aos 155.910 pontos. O mercado reagiu a novos dados da economia dos Estados Unidos, buscando sinais sobre a direção dos juros no país.
A Bolsa subiu acompanhando o otimismo global, enquanto o dólar caiu com a expectativa de corte nas taxas pelo Federal Reserve em dezembro.
No Brasil, destaque para as negociações sobre o tarifaço de Donald Trump. O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou, em evento, que a prioridade agora é reduzir tarifas que ainda atingem produtos industriais brasileiros.
Além disso, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Em sua fala, ele defendeu a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano.
Ainda no cenário doméstico, o Senado deve analisar o projeto que regulamenta a aposentadoria especial de agentes de saúde e de combate a endemias. A proposta pode elevar a pressão sobre os juros e tem impacto estimado em até R$ 24,7 bilhões.
O andamento da pauta ganhou força após a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) — movimento que ocorreu em meio às articulações envolvendo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o senador Rodrigo Pacheco.
No âmbito político, destaque para o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar a trama golpista.
No exterior, foco na divulgação de dados americanos, com destaque para o índice de preços ao produtor e as vendas do varejo de setembro. Os números, que vieram dentro do esperado, reforçaram a expectativa por corte de juros pelo Fed, o banco central dos EUA, em dezembro.
Por fim, a alta do Ibovespa, impulsionada pelo otimismo global, foi limitada nesta terça pela queda de mais de 1% nas ações da Petrobras. O recuo refletiu a desvalorização do petróleo no mercado internacional.
Dólar
– Acumulado da semana: -0,46%;
– Acumulado do mês: -0,07%;
– Acumulado do ano: -13%.
Ibovespa
– Acumulado da semana: +0,74%;
– Acumulado do mês: +4,26%;
– Acumulado do ano: +29,62%.