Quinta-feira, 09 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Dólar recua e Bolsa brasileira fecha em leve alta, em linha com o exterior

Compartilhe esta notícia:

O dólar fechou em queda de 0,12% nessa quarta-feira (8), cotado a R$ 5,3441. (Foto: Reprodução)

O dólar fechou em queda de 0,12% nessa quarta-feira (8), cotado a R$ 5,3441. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, encerrou o dia em alta de 0,56%, aos 142.145 pontos.

Investidores acompanharam movimentações importantes no cenário político e econômico, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Enquanto decisões internas geram dúvidas sobre o compromisso fiscal do governo, lá fora a atenção se volta para os sinais do banco central americano (Federal Reserve) em meio à paralisação de dados oficiais.

No Brasil, a votação da Medida Provisória 1.303 é o foco do dia. A proposta surgiu como alternativa ao aumento do IOF, mas sofreu alterações que, segundo parte do mercado, indicam possível afastamento do governo da meta fiscal.

A percepção sobre o governo também ganhou destaque com a nova pesquisa Genial/Quaest. A aprovação do presidente Lula subiu para 48%, contra 49% de desaprovação — o melhor resultado desde janeiro.

Nos EUA, investidores repercutiram a ata da última reunião do Fed, momento em que a instituição voltou a cortar os juros. Com a paralisação do governo, outros dados econômicos não foram divulgados, aumentando o peso da ata nas análises.

Na ata, o Fed viu aumento nos riscos para emprego no mês passado, mas seguiu cauteloso com a inflação. O mercado também aguarda pronunciamento de dirigentes da instituição. Os discursos podem trazer novas pistas sobre os próximos passos da política monetária americana.

A pesquisa Quaest divulgada nessa quarta-feira mostra que a aprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a empatar, dentro da margem de erro, com a desaprovação: 49% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, enquanto 48%, aprovam.

Esta é a primeira vez, desde janeiro, que há empate entre os dois indicadores.

No início do ano, 49% desaprovavam Lula, já a aprovação era de 47%.

A diferença de um ponto é a menor desde dezembro de 2024, quando a aprovação era maior que a desaprovação (52% a 47%).

Entre fevereiro e setembro, os indicadores mostravam maior desaprovação. O pico de diferença ocorreu em maio deste ano, quando 17 pontos separavam a avaliação negativa (57%) da positiva (40%).

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Dólar

– Acumulado da semana: +0,15%;

– Acumulado do mês: +0,41%;

– Acumulado do ano: -13,52%.

Ibovespa

– Acumulado da semana: -1,43%;

– Acumulado do mês: -2,80%;

– Acumulado do ano: +18,18%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O Brasil se consolida cada vez mais como o maior produtor de soja do mundo
Fraudes nas aposentadorias do INSS vitimaram 5,7 milhões de brasileiros, descobre CPMI
https://www.osul.com.br/dolar-recua-e-bolsa-brasileira-fecha-em-leve-alta-em-linha-com-o-exterior/ Dólar recua e Bolsa brasileira fecha em leve alta, em linha com o exterior 2025-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar