Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump anunciou o novo presidente do Banco Central dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Trump afirmou que Powell é "forte, comprometido e inteligente". (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (2) que Jerome Powell será o novo presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA). A troca do comando no Banco Central norte-americano era um dos anúncios mais aguardados pelo mercado financeiro e vinha mexendo com a cotação do dólar frente a outras moedas nos últimos dias. Powell substituirá Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro de 2018.

Seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado. Trump afirmou que Powell é “forte, comprometido e inteligente”, e que ele tem “sabedoria e liderança para guiar” a economia americana.

Powell, de 64 anos, se disse “honrado” pela indicação. “Se o Senado me confirmar, farei tudo o que está no nosso poder para alcançar os objetivos de estabilidade de preços e pleno emprego”, prometeu.

Banqueiro de investimentos e diretor do Fed desde 2012, é visto como um centrista e mais aberto à agenda de desregulação do governo Trump. Desde que foi designado por Barack Obama, Powell tem votado com a maioria dos membros do BC dos EUA.

A Yellen é mais dovish (mais tolerante com a inflação), portanto mais favorável a juros baixos. A continuidade dela significaria manter as coisas como estão. Powell é diretor do Fed, portanto significa uma mudança um pouco menor. A gente já sabe o que ele pensa. É um pouco mais hawkish (viés maior de austeridade monetária) que a Yellen, de vez em quando acha que tem que elevar os juros um pouquinho mais rápido. Com ele escolhido, a expectativa é que os juros aumentem um pouquinho mais rápido do que com a Yellen,” disse Everton Carneiro, analista econômico da RC Consultores.

Essa é a primeira vez desde o governo de Jimmy Carter, na década de 1970, que um presidente americano não confirma para um novo mandato alguém nomeado pelo antecessor.

Conheça Powell

Powell trabalhou como secretário Adjunto e como subsecretário do Tesouro durante o mandato do presidente George W. Bush. Antes de ingressar na administração pública, ele trabalhou como advogado e banqueiro em Nova York.

O novo presidente também atuou em conselhos de instituições de caridade e educação, incluindo o Bendheim Center for Finance da Princeton University e The Nature Conservancy de Washington.

Powell nasceu no mês de fevereiro de 1953, em Washington. Ele tem um título de bacharel em política pela Universidade de Princeton, de 1975, e obteve também um diploma de direito da Universidade de Georgetown, em 1979. Enquanto estava em Georgetown, foi editor-chefe do Georgetown Law Journal. O escolhido por Trump é casado e tem três filhos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A China quer estreitar a sua relação com os Estados Unidos durante a visita do presidente americano, Donald Trump
Mulher de 87 anos se forma na faculdade sete décadas depois de largar estudos
https://www.osul.com.br/donald-trump-anunciou-o-novo-presidente-do-banco-central-dos-estados-unidos/ Donald Trump anunciou o novo presidente do Banco Central dos Estados Unidos 2017-11-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar