Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de janeiro de 2017
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comparou o muro que pretende construir na fronteira com o México com o que Israel construiu para separar os territórios palestinos.
“O muro é necessário porque o povo quer proteção e o muro protege. A única coisa que se precisa fazer é perguntar a Israel. Eles tinham um desastre absoluto atravessando para o outro lado”, afirmou Trump. Ele ressaltou que o muro israelense evita “99,9%” das travessias não autorizadas e esse é seu objetivo para sua barreira com o México. Ele voltou a afirmar que o país vizinho pagará pelo custo da obra, de uma maneira indireta.
O muro construído por Israel é duramente criticado pela comunidade internacional por isolar populações palestinas. Em 2014, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon afirmou que o muro na Cisjordânia violava o direito internacional.
Trump também afirmou que sua barreira será “um muro em condições”, diferente do que existe atualmente, em cerca de um terço da fronteira entre Estados Unidos e México. Ele diz que o muro acabará com a imigração ilegal e o narcotráfico. (AG)