Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2017
O presidente norte-americano Donald Trump pediu nesta sexta-feira que o Catar pare de financiar o terrorismo “imediatamente”. Segundo Trump, o emirado é historicamente um financiador do terrorismo “em um nível muito alto”. O presidente disse ainda que a cúpula da qual participou na Arábia Saudita, em sua recente viagem ao Oriente Médio, foi “o começo do fim do terrorismo”.
“A nação do Catar, infelizmente, foi historicamente um financiador do terrorismo em um nível muito alto”, disse Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca, onde concedeu uma entrevista coletiva conjunta com o presidente romeno, Klaus Iohannis. “Eles têm que acabar com esse financiamento”. “Nenhuma nação civilizada pode tolerar esta violência ou permitir que esta ideologia perversa se espalhe nas suas margens”, acrescentou.
Nesta semana, a Arábia Saudita e seus aliados romperam relações diplomáticas com o Catar, acusando o emirado de apoiar o terrorismo. O Catar é acusado por seus críticos de manter vínculos com as redes jihadistas da Al-Qaeda e do grupo Estado Islâmico, assim como com a Irmandade Muçulmana, grupo considerado “terrorista” por alguns países árabes. O Catar nega as acusações, e o Kuwait media um diálogo entre o emirado e a Arábia Saudita.