Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde É possível curtir a ceia sem escorregar (muito) na dieta

Compartilhe esta notícia:

Ceia costuma ser impulsionar extravagâncias. (Foto: Reprodução)

Ter uma mesa farta no Natal enche os olhos e aguça a fome de qualquer um. A variedade de opções de carnes, acompanhamentos e sobremesas são tentações da gula em plena festa cristã. Mas é possível aproveitar a ceia sem sair muito da dieta. Segundo a nutricionista Ana Paula Moura, comer um pouquinho de cada item não faz tão mal assim.

“Não precisamos manter distância de nada, mas ingerir com moderação e com consciência. O que podemos fazer, por exemplo, é não misturar os carboidratos, como qualquer tipo de arroz com massas ou farofas”, afirma Paula.

Na hora de escolher a carne, o ideal é que as aves fiquem como a primeira opção. Mas as outras também estão liberadas, com moderação.

“Dê preferência aos assados ricos em proteína magra como peru e chester”, indica a nutricionista Liliane Rocha. “Precisamos desmistificar a marginalização da carne de porco, que com um bom corte, como lombo, filé e até mesmo o pernil, é uma excelente fonte de proteína e gordura, promovendo saciedade, mesmo em porções pequenas”, completa Ana Paula.

Para não errar na hora da sobremesa, a dica é fugir dos doces cremosos (adeus, pavê!) e dar preferência às frutas, que são menos calóricas.

“As sobremesas que contenham fibras, seja no preparo ou por conter alimentos ricos em fibras, como frutas, são as mais indicadas por melhorarem a resposta insulínica. A salada de fruta é uma boa opção, pois contém vitaminas, minerais além das fibras. Recomendo também bolo ou torta com farinha integral ou aveia na massa”, orienta Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.

Sugestões para sua ceia

Entrada

Comece comendo algo mais leve, como uma salada de alface, espinafre, tomate cereja, cubos de queijo branco e nozes. Evite comê-las em grande quantidade.

Sobremesa

A dica é não comer aquelas sobremesas muito cremosas. Uma fatia de panetone ou uma porção de salada de frutas ou mousse de chocolate com cacau 100% ou frutas secas são as indicadas.

Prato principal

Na hora de escolher a carne, dê preferência aos assados como peru e chester. O lombo suíno pode ser consumido, porém em menor quantidade. Para acompanhamento o indicado é o arroz (branco ou integral) com brócolis ou cenoura.

Bebidas

Evite as bebidas açucaradas e ricas em sódio, como refrigerantes. Para as crianças, o ideal é um suco de uva integral ou limonada. Já para os adultos, um vinho ou espumante são boas opções.

Economia

Também é possível fazer substituições, para economizar não só nas calorias, já que as comidas típicas como panetone, peru e rabanada às vezes pesam no bolso do consumidor.

É possível trocar carnes típicas por opções mais baratas: é possível escolher chester ou lagarto recheado ao invés do peru.

Opte por bacalhau desfiado, ao invés de bacalhau em postas: assim, com a mesma quantidade que seria ideal para um prato, é possível fazer três diferentes.

Outra possibilidade é diminuir a quantidade de carnes: os acompanhamentos são mais baratos e são as carnes que encarecem o orçamento;

Diminua também a quantidade de sobremesas e escolha receitas baratas, como pudim de leite, mousse de chocolate e pavê.

Nas bebidas, troque o vinho pela sangria: a receita rende mais porque, além da bebida alcóolica, leva frutas e água gasosa.

Por fim, substitua o pão de rabanada por pão francês velho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Afetividade é ingrediente especial do “Restaurant Week” de Porto Alegre
Homem usando coque postiço no cabelo agora é moda nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/e-possivel-curtir-ceia-sem-escorregar-muito-na-dieta/ É possível curtir a ceia sem escorregar (muito) na dieta 2017-12-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar