Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2017
A SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) participaram do lançamento do Programa de Visitas Guiadas à Ecobarreira Arroio Dilúvio. A ação é capitaneada pelo Instituto Safeweb, braço social da empresa Safeweb, e patrocinada pela Braskem.
Na oportunidade foi simulada uma visita guiada para autoridades e formadores de opinião, para que eles pudessem conhecer de perto a realidade que envolve o lixo que geramos, e também o projeto da Ecobarreira, que tanto tem ajudado na preservação das águas, a partir do recolhimento dos resíduos que são retidos na estrutura montada próxima à foz do Arroio Dilúvio. Os últimos números chegam a 350 toneladas de resíduos recolhidos no local.
Ao longo do trajeto, percorrido de ônibus, os convidados puderam ter mais detalhes sobre o projeto e ouviram os responsáveis pela iniciativa. Foram distribuídos folders informativos e apresentado um vídeo que ilustra e resume a ação. Foram visitadas a Unidade de Triagem da Vila Pinto e a Ecobarreira Arroio Dilúvio.
Já as visitas guiadas com escolas públicas ocorrerão a partir do início do ano letivo. Ao todo serão promovidas oito visitas até a metade de 2018. Serão contempladas instituições de ensino municipais e estaduais, das cidades de Porto Alegre e Viamão, municípios por onde passa o Arroio Dilúvio. A escolha das escolas irá ocorrer a partir de uma articulação com as secretarias de educação.