Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fair

Brasil Economia brasileira recua 0,2% no primeiro trimestre do ano

Compartilhe esta notícia:

Crescimento da economia deve seguir lento neste ano. (Foto:Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O produto interno bruto (PIB) brasileiro, soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o último trimestre de 2018. O valor foi contabilizado em R$1,714 trilhão. A queda ocorreu depois de altas de 0,5% no terceiro e de 0,1% no quarto trimestres do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE).

Os dados apontam que, do último trimestre de 2018 para o primeiro trimestre de 2019, a queda de 0,2% foi puxada por um recuo de 0,7% no setor industrial. As principais atividades em queda foram a indústria extrativa mineral (-6,3%), construção (-2%) e indústrias da transformação (-0,5%). Além disso, a agropecuária também teve queda (-0,5%).

“O incidente de Brumadinho e o consequente estado de alerta de outros sítios de mineração afetaram todo o setor”, explica a gerente do IBGE.

Sob ótica da demanda, a queda foi puxada pela formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, que caíram 1,7% do último trimestre de 2018 para o primeiro trimestre deste ano. As exportações também caíram (-1,9%).

Mas mesmo tempo, os consumos do governo e das famílias obtiveram taxas positivas e cresceram 0,4% e 0,3%, respectivamente. As importações tiveram alta de 0,5%.

A perspectiva de crescimento da economia brasileira, porém, teve a 13ª queda seguida na previsão de economistas na última pesquisa Focus do Banco Central. O índice ficou em 1,23% para este ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Câmara dos Deputados aprova MP que cria programa de revisão do INSS
“As pendências são tantas que nos afastam das tendências”: CEO da Unimark fala sobre Gestão na Era Pós-Digital na FBV
Deixe seu comentário
Pode te interessar