Sexta-feira, 29 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Economistas dizem qual é a saída para a crise brasileira

Compartilhe esta notícia:

Para economista, a grande saída seria o investimento. Crédito: Reprodução

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem sido o principal articulador do governo para conseguir aprovar algumas medidas necessárias no Congresso para a recuperação econômica do País. Mas o que os especialistas se perguntam é se o ajuste fiscal sozinho fará a economia voltar a crescer.
Confira abaixo algumas sugestões de economistas conhecidos para a saída do Brasil da atual crise.
País necessita de mais inovação e produtividade.
De acordo com o economista José Roberto Mendonça de Barros, os custos têm que ser reduzidos.
“Temos que caminhar para ter as melhores práticas. E duas coisas que nós temos pouco aqui no Brasil e temos que ter muito mais: primeiro é inovação e segundo é um aumento maior de produtividade. É o binômio inovação e produtividade que move o mundo. Nós temos muito pouco disso, exceto no setor que é o único que vai bem, que é o agrícola”, afirma o especialista.

Brasil precisa se refazer.

Para o professor de economia José Marcio Camargo, o Brasil precisa se refazer. “Entre 1990 e 2005, 2006, o Brasil fez uma revolução econômica espetacular, pacífica. Privatizou, abriu a economia, fez três reformas da Previdência Social, fez uma pequena reforma na legislação trabalhista, criou as agências reguladoras, as agências eram independentes. Criou toda uma legislação de concessões que funcionou durante algum tempo. Acontece que nós fizemos uma contra reforma a partir de 2006 que levou o País de volta à década de 1970. Então nós vamos ter que refazer tudo outra vez. Mas como já fizemos uma vez, sou otimista. Vamos conseguir mais uma vez”, declarou.
É preciso incrementar o programa de concessões.

Na opinião de Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, a médio prazo, o mais relevante é incrementar o programa de concessões. “As pessoas vão querer efetivamente gastar dinheiro. Será preciso comprar material, máquina, contratar gente para fazer, duplicar uma estrada, estender outra estrada, criar uma nova estrada, um novo porto, um novo aeroporto. Tudo isso tem um efeito de gerar um aumento de gasto do setor privado, que ajuda a trazer a economia para cima”, relata.

Grande saída seria o investimento.
Segundo o professor de economia Simão Silber, a grande saída seria o investimento. “Só que a credibilidade no Brasil hoje está muito baixa. Por quê? Porque a gente andou rasgando contratos. Veja o que aconteceu no setor elétrico, você acabou com as regras de concessão e disse o seguinte: quem quiser aceitar a concessão tem que aceitar uma redução na tarifa de 20%. O Brasil, se crescer 2% ao ano, significa que a renda per capita de um brasileiro cresce 1% ao ano. Significa que nós vamos ter que esperar 70 anos para dobrar a renda per capita de cada um de nós. Estaremos todos mortos”, acredita Silber. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Bombeiros controlam fogo em aterro sanitário em Novo Hamburgo
RS terá 29 equipes em obras e manutenção em estradas nesta semana
Pode te interessar