Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2025
A atual ponte de ferro, de via única, foi construída em 1888.
Foto: DivulgaçãoEm audiência realizada nesta quinta-feira (22), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, assegurou que o novo edital para a construção da ponte sobre o rio Ibicuí, na BR-472, que liga o município de Itaqui a Uruguaiana, será publicado em junho.
O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), que vem liderando a cobrança pela execução da obra, comemorou o avanço.
“São anos de luta, promessas não cumpridas, incontáveis reuniões e até a frustração de um contrato cancelado. Diante do histórico, o lançamento de um novo certame é uma conquista, ainda que parcial. Fazer essa obra sair do papel é um compromisso inegociável para mim, e reforço que seguirei acompanhando junto ao órgão. Não descansarei até que a travessia seja entregue à população”, declarou Heinze.
O senador também ressaltou que, desde 2015, tem destinado recursos para a construção da ponte e que questões burocráticas e ambientais contribuíram para o atraso do projeto.
“Mais uma vez, expliquei ao governo a importância estratégica do projeto, que é aguardado há mais de 20 anos pela região”, concluiu Heinze.
A atual ponte de ferro, de via única, foi construída em 1888. Por ela transitam, em média, 400 caminhões por dia. A situação tem prejudicado o transporte de cargas entre os países do Mercosul. Participaram da reunião e também endossaram o pleito, o prefeito de Itaqui e o ex-prefeito de Uruguaiana, Leonardo Betin e Ronnie Mello, respectivamente.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul