Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Eduardo Cunha diz à PF que delação de Funaro levará Geddel e Moreira presos

Compartilhe esta notícia:

Cunha, ex-presidente da Câmara, está preso desde outubro de 2016. (Foto: Reprodução)

O ex-deputado Eduardo Cunha, preso pela Operação Lava Jato, fez previsões para delegados que tomavam seu depoimento na semana passada. Disse que a delação de Lúcio Funaro levará Geddel Vieira Lima e Moreira Franco para a prisão e que, logo, logo, ele (Cunha) será solto pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Ligado a Cunha, Funaro também está preso acusado de atuar ao lado do ex-presidente da Câmara em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em depoimento à Polícia Federal, Funaro, que tenta fechar um acordo de delação premiada, disse ter pago a Geddel R$ 20 milhões em propina em troca de o ex-ministro ajudar na liberação de crédito para empresas da holding J&F. Funaro também entregou para a PF registros que demonstrariam tentativa de Geddel de evitar que ele delatasse.

Funaro contou, ainda, no mesmo depoimento que pagou comissão para Moreira Franco, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, relacionados à recursos do FI-FGTS.

Moreira e Geddel negam as acusações.

Crimes de Cunha

Em março o federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 15 anos e 4 meses de reclusão. Esta foi a primeira condenação dele na Lava Jato.

Cunha responde a outras duas ações penais, uma em trâmite na 10ª Vara Criminal Federal de Brasília, relativa à Operação Sépsis, e outra encaminhada a Moro pelo Supremo Tribunal Federal, que investiga se ele recebeu propina de US$ 5 milhões em contratos de construção de navios-sonda da Petrobras. O ex-presidente da Câmara ainda é alvo em outros cinco inquéritos ligados à Lava Jato.

Na denúncia oferecida à Justiça Federal, o MPF (Ministério Público Federal) acusou Eduardo Cunha de receber propina em contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África. O ex-deputado é o único réu deste processo, que estava no STF (Supremo Tribunal Federal) e foi encaminhado à 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha ser cassado.

Crimes absolvidos

Sérgio Moro absolveu o deputado cassado de lavagem de dinheiro em relação a uma transferência bancária internacional porque, de acordo com o juiz, os valores não foram provenientes de propina. O juiz também absolveu o réu de um crime de evasão de divisas, em relação à omissão de saldo de contas mantidas no exterior.

Em 2016, Cunha protocolou um documento, no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná, com 41 questões para serem respondidas pelo presidente Michel Temer (PMDB), arrolado como sua testemunha de defesa neste processo.

Moro barrou 21 delas. À época, o juiz federal considerou parte das questões como inapropriadas ou então sem pertinência com o objeto da ação penal.

Nas alegações finais, os advogados que defendem Cunha pediram que Moro fizesse as 21 questões barradas ao ex-presidente.

Com relação às acusações de Cunha contra o presidente Michel Temer, na sentença Moro afirmou que o juízo não tem “competência para apurar condutas do Exmo. Sr. Presidente da República” e que “não se pode permitir que o processo judicial seja utilizado para que a parte transmita ameaças, recados ou chantagens a autoridades ou a testemunhas de fora do processo”. (AG/AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Saiba como lidar melhor com a sua impaciência
A defesa de Lula recorreu ao menos 17 vezes depois da sua condenação no Tribunal Regional Federal em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/eduardo-cunha-diz-pf-que-delacao-de-funaro-levara-geddel-e-moreira-presos/ Eduardo Cunha diz à PF que delação de Funaro levará Geddel e Moreira presos 2017-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar