Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Eduardo Leite anuncia pré-candidatura ao governo gaúcho

Compartilhe esta notícia:

A confirmação foi feita em entrevista coletiva na sede do PSDB, no Centro de Porto Alegre

Foto: Reprodução
Político do PSDB renunciou ao cargo no final de março. (Foto: Arquivo/Palácio Piratini)

O ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) confirmou nesta segunda-feira (13) que será o pré-candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul. Eleito em 2018 ao mesmo cargo, ele renunciou ao governo gaúcho em 31 de março diante da possibilidade de concorrer à Presidência da República – hipótese que não se confirmou.

Leite oficializou a disputa à reeleição, em entrevista na sede do Diretório Estadual do PSDB, em Porto Alegre, ao lado do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) – seu vice até abril.

“Comunico aos gaúchos e gaúchas que sou pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Essa é uma decisão coletiva do meu partido junto com meu governador Ranolfo, como foram todas as outras decisões que tomamos nos quatro anos de governo. Ranolfo não é apenas leal, é comprometido tanto quanto eu com o projeto que idealizamos e construímos juntos e para o qual continuamos unidos para levá-lo ainda mais longe”, afirmou Leite.

A confirmação contou com a presença de diversas lideranças políticas. Entre elas estava o governador Ranolfo Vieira Júnior, que era o candidato do partido para a sucessão, mas abriu mão em nome da continuidade do projeto.

“Sempre ressaltei que abriria mão de concorrer à reeleição caso houvesse a confirmação da pré-candidatura do Eduardo. A lealdade é uma virtude que eu prezo muito. Agora, portanto, eu reforço o meu total apoio a ele nas eleições deste ano aqui no nosso Estado. Quando assumi o governo, no dia 31 de março, meu objetivo principal sempre foi dar continuidade a esse projeto de gestão, sem vaidades pessoais, colocando os interesses do Estado acima de tudo, num compromisso com todos os gaúchos e as gaúchas. O Rio Grande está mudando para melhor. E eu garanto para vocês que essa caminhada não vai parar. Vamos seguir firmes na missão! Meu abraço a todos”, disse Ranolfo nas redes sociais.

A avaliação política é de que a candidatura de Leite acaba se impondo por ele ter maior envergadura política e eleitoral, conforme demonstram as pesquisas realizadas até o momento.

Governo

Leite deixou o governo e transmitiu o cargo a Ranolfo no dia 31 de março. A cerimônia no Palácio Piratini aconteceu logo após a posse oficial do novo governador, na Assembleia Legislativa do estado (AL-RS), horas antes.

Desde então, o ex-governador gaúcho foi para o epicentro das disputas internas no PSDB, que culminaram, em maio, com a desistência de João Doria — ex-governador de São Paulo e vencedor das prévias — da pré-candidatura à Presidência da República pelo PSDB.

Dentro do partido, Leite era visto como um possível candidato à Presidência ou até mesmo um potencial pré-candidato a vice em outra coligação, como ao MDB de Simone Tebet. Sempre que questionado, o ex-governador do RS citava trabalhar pela construção de convergências na agenda política do País.

A pré-candidatura de Leite é vista como parte de um acordo nacional entre PSDB e MDB. Em troca do apoio à Tebet, os emedebistas apoiariam tucanos em estados como o Rio Grande do Sul. Contudo, o reingresso do ex-governador na corrida eleitoral pode barrar a pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza (MDB) ao Palácio Piratini.

Eduardo Leite foi convidado, inclusive, a trocar de partido e ser o pré-candidato do PSD, de Gilberto Kassab, ao Palácio do Planalto. Ele chegou a participar do evento de filiação da pré-candidata ao Senado Ana Amélia Lemos, em março, onde recebeu inúmeros convites.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Lista com 20 indicadores vai orientar políticas de saúde no Rio Grande do Sul
Privatização da Petrobras tem apoio popular, mas governo não vai acelerar processo, diz Bolsonaro
https://www.osul.com.br/eduardo-leite-anuncia-pre-candidatura-ao-governo-gaucho/ Eduardo Leite anuncia pré-candidatura ao governo gaúcho 2022-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar