Quinta-feira, 30 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Eduardo Leite oferece apoio das forças de segurança do Estado ao Rio de Janeiro

Compartilhe esta notícia:

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ofereceu apoio das forças de segurança do Estado. (Foto: Maurício Tonetto/Secom)

Nessa quarta-feira (29), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ofereceu apoio das forças de segurança do Estado ao governo do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, na capital fluminense na última terça-feira, que deixou mais de 120 mortos.

Em suas redes sociais, Leite publicou um vídeo falando sobre o episódio. “Os acontecimentos recentes do Rio de Janeiro escancaram um problema que o Brasil, do ponto de vista nacional, empurrou com a barriga. O rumo da segurança pública. Mais de 120 mortos até agora e o País inteiro segue discutindo quem errou, quando o erro é justamente a falta de rumo, a falta de coordenação, de mínima integração”, afirmou o governador.

“Virou moda procurar culpados. Os dedos são apontados para todos os lados e sobra para todo mundo. Mas enquanto o País briga para ver quem grita mais alto para tentar ganhar essa discussão, quem resolve as coisas? E o crime? Esse sim, em silêncio, continua trabalhando”, disse.

Por sua vez, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, agradeceu, nessa quarta-feira, o apoio e a solidariedade prestados pelos governadores de São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Distrito Federal após a realização da Operação Contenção. Em coletiva de imprensa no Salão Nobre do Palácio Guanabara, Castro afirmou que as manifestações de apoio são fundamentais para que o governo do Estado siga vencendo a batalha contra o crime organizado no Rio de Janeiro.

Junto aos secretários das forças de segurança, Cláudio Castro declarou que o Estado deu um “duro golpe na criminalidade” e ressaltou a importância da integração com outros Estados e o governo federal para que os esforços sejam efetivos. Castro também destacou que o Rio de Janeiro está totalmente aberto para perícias e fiscalização dos órgãos de controle. “Demos um duro golpe na criminalidade e mostramos que temos condições de vencer batalhas e de fazer o nosso papel, mas temos a humildade e a certeza de que não venceremos essa guerra sozinhos. Todos os governadores se colocaram com a intenção de ajudar e colaborar com o Rio de Janeiro. Toda ajuda técnica será bem-vinda. Esperamos que o Governo Federal tenha um foco de integração e trabalho conjunto, nos ajudando, inclusive, no financiamento de ações. Estamos completamente abertos para todo o trabalho de perícia e fiscalização dos órgãos de controle”, afirmou Cláudio Castro.

O governador reforçou que é um momento de soma de esforços e que todo apoio técnico é bem-vindo, mas desprezará debates políticos que não acrescentam à segurança pública. “O momento é de união. Nós, que temos compromisso público, esperamos que essa oportunidade não vire um campo de batalha nem politicagem. Aceitamos todo tipo de apoio técnico. O recado é claro: soma ou suma!”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Grupo Laces expande conceito de beleza limpa com inauguração do Bioma Brisa na capital
Sorteados em julho no Programa Nota Fiscal Gaúcha têm até 4 de novembro para resgatar R$ 9 mil em prêmios
https://www.osul.com.br/eduardo-leite-oferece-apoio-das-forcas-de-seguranca-do-estado-ao-rio-de-janeiro/ Eduardo Leite oferece apoio das forças de segurança do Estado ao Rio de Janeiro 2025-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar