Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Recém-filiado ao PSD, Eduardo Leite assume a presidência do partido no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Governador anunciou saída do PSDB na última quinta-feira (8) e disse não ter sido uma decisão “simples”.

Foto: Reprodução
Governador anunciou saída do PSDB na última quinta-feira (8) e disse não ter sido uma decisão “simples”. (Foto: Reprodução)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite se filiou, nesta sexta-feira (9), ao Partido Social Democrático (PSD). Segundo anúncio do presidente do partido, Gilberto Kassab, Leite ainda assume a presidência da legenda no Rio Grande do Sul.

Ele estava há 24 anos filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que anunciou uma fusão com o Podemos.

Leite já era uma aposta do presidente do PSD, Gilberto Kassab que há uma semana já tinha sugerido que o governador poderia concorrer à Presidência da República caso migrasse para a legenda.

No comunicado em que anunciou a saída do PSDB, o governador gaúcho disse que não foi uma decisão simples.

“O PSDB a que eu me filiei há 24 anos está deixando de existir. Tomou-se uma decisão de fazer uma fusão com o Podemos e, provavelmente, essa fusão vai ensejar um novo nome, um novo número, uma nova marca, um novo programa partidário. O PSDB, no formato que historicamente se apresentou para a população brasileira, está saindo do cenário. Vai ser um novo partido”, disse.

Em março, o PSDB já havia perdido a governadora do de Pernambuco, Raquel Lyra, para o PSD. Agora, com a saída de Leite, a legenda terá apenas um chefe de Executivo estadual para chamar de seu: Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul.

Riedel mantém conversas com outros partidos, mas prometeu esperar o desfecho da negociação com o Podemos para tomar sua decisão. O Mato Grosso do Sul se tornou o último reduto do PSDB em meio ao apequenamento do partido nos anos recentes. Lá, os tucanos comandam mais da metade dos 79 municípios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Em visita ao RS, o vice-presidente Geraldo Alckmin defende reindustrialização e celebra retomada de fábrica
“Dia D” da vacinação contra a gripe é realizado neste sábado em quase todas as regiões do RS
https://www.osul.com.br/eduardo-leite-se-filia-ao-psd-e-assume-presidencia-do-partido-no-rs/ Recém-filiado ao PSD, Eduardo Leite assume a presidência do partido no Rio Grande do Sul 2025-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar