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Acontece ​Educar Colorido leva arte e educação sobre diversidade a escolas públicas no RS

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Equipe do projeto Educar Colorido.

Foto: Egon Carlos

Em tempos em que o respeito à diversidade e a promoção de ambientes inclusivos se mostram cada vez mais urgentes, o projeto Educar Colorido surge como uma potente ferramenta de transformação dentro das escolas públicas de Porto Alegre e região metropolitana, como Canoas e Cachoeirinha. A iniciativa estreia em junho, mês da visibilidade LGBTQIAPN+, com foco na educação integral em sexualidade por meio da arte e da escuta ativa. Aprovado no Edital SEDAC PNAB RS nº 28/2024 – Cultura e Educação, o projeto leva uma programação gratuita voltada a alunos e professores do ensino médio, com apresentações teatrais, oficinas formativas e rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero. Além disso, uma cartilha será distribuída aos alunos como forma de orientação.

“Educar Colorido é um convite para olharmos com mais empatia para quem está ao nosso lado. A escola precisa ser um espaço de afeto, escuta e liberdade, onde todos se sintam pertencentes”, destaca Juliana Barros, idealizadora do projeto. O projeto nasce num contexto alarmante: de acordo com o Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIA+, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo. Só em 2023, mais de 250 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ foram registradas no país. A violência também se reflete nos ambientes escolares: uma pesquisa da ONG Ação Educativa revelou que 73% dos estudantes LGBTQIA+ já sofreram algum tipo de violência ou discriminação na escola.

O ponto de partida é o espetáculo “Terapia Colorida – #TudoJunto&Misturado”, que utiliza o humor para abordar temas sensíveis de forma leve, acolhedora e acessível ao público jovem. Após as sessões, os participantes são convidados a dialogar sobre os temas apresentados e refletir sobre seus próprios contextos escolares e sociais. Além das apresentações, o projeto prevê oficinas com especialistas renomados nas áreas de educação, psicologia, direito e arte, promovendo espaços seguros para o compartilhamento de vivências e construção de conhecimento. A primeira escola a receber o projeto será a Julio de Castilhos, com apresentação do espetáculo seguido pelo seminário de direito, no dia 11 de junho.

OFICINAS PARA ALUNOS E PROFESSORES
Seminário “Direitos e Acolhimento à População LGBTQIAPN+”
Ministrante: Diego Cândido
Advogado, especialista em Direito Público e Direito LGBT+. Vice-presidente da Comissão Estadual de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS.
Objetivo: Apresentar e debater os direitos, oportunidades e desafios da população LGBTQIAPN+, promovendo letramento, empatia e escuta ativa nas escolas.

Oficina para Professores: “Abordagem sobre Sexualidade e Gênero para um Ambiente Escolar Mais Acolhedor e Inclusivo”
Ministrante: Marina Reidel
Arte-educadora, mestra em Educação (UFRGS), professora na Fundarte e na Escola Júlio de Castilhos.
Objetivo: Sensibilizar e capacitar educadores para lidar com questões de gênero e sexualidade em sala de aula, promovendo rodas de conversa e construção coletiva de práticas pedagógicas inclusivas.

Oficina para Professores: “Educação, Sexualidade e Relações de Gênero”
Ministrante: Vinicius Pasqualin
Doutor em Educação, mestre em Psicologia Social, professor de Psicologia na FACTUM e colaborador da ONG SOMOS.
Objetivo: Estimular o debate sobre sexualidade e gênero entre educadores e alunos, com uso de vídeos, dinâmicas, reportagens e materiais didáticos interativos.

Oficina para Alunos: “Improvisação Teatral e Escrita Criativa”
Ministrantes: Juliana Barros (diretora e autora teatral) e Renato Santa Catharina (ator e arte-educador).
Objetivo: Utilizar o teatro como ferramenta de expressão e autoria para que os alunos desenvolvam suas próprias histórias e perspectivas sobre diversidade e afetividade.

Workshop “Entendendo a Diversidade Sexual e de Gênero”
Ministrante: Vinicius Pasqualin
Objetivo: Promover compreensão e respeito entre adolescentes sobre temas ligados à diversidade, com atividades práticas e interativas que ampliam a escuta e o acolhimento.

CARTILHA

A cartilha do projeto Educar Colorido convida estudantes, professores e a comunidade escolar a refletirem sobre diversidade, respeito e saúde mental. De forma acessível, o material aborda temas como gênero, sexualidade e identidade, destacando que cada pessoa tem o direito de ser quem é e de viver com dignidade. A cartilha esclarece que gênero é uma construção social — diferente do sexo biológico — e que a sexualidade é ampla, afetiva e diversa. Ressalta também a importância de combater o preconceito com informação, diálogo e empatia, criando ambientes mais acolhedores dentro e fora da escola.

Além da abordagem educativa, a cartilha apresenta informações essenciais sobre direitos garantidos à população LGBTQIAPN+ e canais de acolhimento e denúncia. Traz ainda dados sobre o impacto do bullying e da violência nas escolas, especialmente entre jovens LGBTQIA+, e reforça a urgência de políticas públicas que promovam o respeito à diversidade. A mensagem central é clara: ninguém deve passar por discriminação ou sofrimento sozinho. Cuidar da saúde emocional e construir uma cultura escolar inclusiva é um dever coletivo — e um caminho possível quando há informação, escuta e coragem.

Neste cenário, Educar Colorido, que segue até setembro, propõe uma abordagem afirmativa, artística e educativa para ajudar a construir escolas mais acolhedoras, seguras e plurais.

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