Sábado, 19 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Mostly Cloudy

Beleza Efeito rebote: a proteção que resulta em oleosidade excessiva na pele

Compartilhe esta notícia:

Tentativa de retirar toda a oleosidade da pele pode provocar a ação reversa. (Foto: Reprodução)

Você já teve a sensação de que quanto mais lava o rosto durante o dia, mais oleoso ele fica? Isso pode acontecer por causa do efeito rebote, um mecanismo de defesa natural da pele que induz a produção de sebo. Explicamos: quando há a tentativa de retirar a gordura por completo do rosto, inclusive aquela que mantém a pele hidratada e protegida, o corpo entende que precisa repor as defesas naturais e produz óleo em excesso para suprir o que foi retirado.

O biotipo de pele tem relação direta com esse problema, já que as pessoas que possuem o rosto naturalmente oleoso, tendem a lavá-lo mais vezes ao longo do dia. “A lavagem excessiva como tentativa de remover a oleosidade da região é um dos exemplos que ocasiona efeito rebote. Com o aumento da oleosidade pode haver uma cascata de problemas, que vão desde a coceira e irritação na região afetada até cravos, espinhas”, explica Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro. Porém, ela explica que esse efeito pode acontecer até mesmo em outros tipos de pele, como a mista e até a seca.

Para evitar esse fenômeno é importante manter uma rotina de cuidados diariamente, utilizando produtos indicados para o seu tipo de pele. “Basicamente é importante limpar o rosto duas vezes ao dia, com sabonete ou gel de limpeza adstringente que não resseque a pele, tonificá-la para refrescar e estabelecer um pH natural. Logo em seguida, aproveite para aplicar ativos como vitamina C e hidratantes e, claro, a proteção solar”, diz Laís.

É importante ressaltar que os produtos utilizados precisam ser recomendados por um dermatologista, já que alguns deles, como o tônico, por exemplo, podem danificar a pele se não forem específicos para o seu uso pessoal.

Além disso, vale lembrar que todos os tipos de pele, até a oleosa, necessitam de hidratação, uma vez que a falta dessa etapa de skincare pode provocar efeito rebote principalmente na zona T. “A falta de hidratação consiste numa agressão à pele. Logo, as glândulas sebáceas produzem maior quantidade de sebo, pois entendem que a pele está desprotegida e dessa forma, ela fica desidratada porém oleosa. Portanto é importante que a aplicação de hidratante seja feita diariamente”, garante a dermatologista.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Beleza

Saiba como cultivar a babosa e conheça suas propriedades
Maquiagem vencida pode danificar a pele; veja cuidados
Deixe seu comentário
Pode te interessar