Ícone do site Jornal O Sul

El Niño trará impactos enormes em 2016, alertam os cientistas

Segundo os meteorologistas, fenômeno agravará os períodos de seca em algumas áreas, enquanto que em outras acenturá as inundações. Foto: Reprodução

O mais forte ciclo do El Niño registrado até o momento deverá aumentar os riscos de fome e doenças para milhões de pessoas em 2016, alertaram organizações humanitárias. Segundo previsões, o fenômeno deverá exacerbar secas em algumas áreas e acentuar inundações em outras.

Algumas das zonas mais afetadas estão no continente africano, onde a escassez de comida poderá atingir o pico em fevereiro. Partes do Caribe e das américas Central e do Sul serão atingidas nos próximos seis meses.
Meteorologistas descreveram o El Niño como um fenômeno que envolve o aquecimento incomum das águas do oceano Pacífico. As causas são pouco conhecidas. Após analisar imagens de satélite, a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) comunicou que a anomalia de 2015-2016 poderá ser comparada ao chamado “fenômeno monstruoso” registrado há 18 anos.

O especialista em clima do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa William Patzert declarou que as duas ocorrências são parecidas. “As anomalias de 1982-1983 e 1997-1998 foram as maiores do Século 20. Agora, vemos uma repetição”, explicou.

As secas e inundações preocupam as agências humanitárias, pois 31 milhões de pessoas correm risco de fome na África, principalmente na Etiópia. (BBC)

Sair da versão mobile