Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de janeiro de 2016
“Inacreditável”, “constrangedor” e mesmo “perigoso” são algumas das palavras que a elite financeira reunida no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, tem usado para descrever Donald Trump. Ele é líder da corrida republicana para definir o candidato do partido a presidência dos EUA.
Embora alguns digam que ainda esperam que a campanha dele naufrague antes de o partido escolher o seu candidato para as eleições que ocorrerão em novembro, muitos dizem que não é mais impensável ele poder ser o representante republicano. Alguns notam que, qualquer que seja o resultado final, uma campanha acalorada, que também tem visto o autodeclarado socialista Bernie Sanders proporcionar uma disputa dura para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na campanha para escolher o candidato democrata, poderia alterar o ambiente político norte-americano, contribuindo para um populismo raivoso dos dois lados da política dos EUA.
A retórica nacionalista de Trump, particularmente as suas propostas para proibir a entrada de muçulmanos no país, taxar bens produzidos no exterior e construir um muro na fronteira com o México, nunca foi o tipo da coisa que agradaria o público em prol do livre comércio que se reúne em eventos como o Fórum Econômico Mundial em Davos.
(Reuters)