Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de agosto de 2016
Em 90 dias de governo, o presidente interino Michel Temer se reuniu oficialmente com mais deputados federais e senadores do que a presidenta afastada Dilma Rousseff nos cinco anos e cinco meses de seus dois mandatos à frente do Palácio do Planalto.
De acordo com um levantamento realizado pelo jornal Valor Econômico, o peemedebista recebeu, individualmente ou em pequenos grupos, 72 parlamentares em três meses de gestão provisória. Dilma, em um mandato e meio, reuniu-se com 66.
A pesquisa considerou apenas as audiências individuais ou reuniões com até três parlamentares. Jantares como o de Temer com membros da cúpula do DEM para discutir alianças nas eleições municipais, por exemplo, não foram contabilizados.
Estilos
O resultado também sugere dois estilos diferentes de gestão. Dilma priorizava reuniões com os líderes, e em menor frequência, com as bancadas. Em seus 2.007 dias de governo, ela participou de 67 reuniões com líderes da base governista e bancadas de partidos aliados, além de conceder audiências aos presidentes das siglas. Em média, ela fazia uma reunião por mês.
Já Temer comandou ao menos 12 reuniões com os líderes, o que equivale a uma por semana. (Folhapress/AG)