Sábado, 04 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Capa – Caderno 1 Em Brasília, o governador Eduardo Leite discute andamento de projetos da aviação regional

Além do governador Eduardo Leite participaram da reunião o procurador-geral Eduardo Cunha da Costa, e o secretário adjunto Eduardo Krause. (Foto: Rodger Timm/Palácio Piratini)

Em reunião na tarde desta quarta-feira (23), em Brasília, na Secretaria Nacional de Aviação Civil, o governador Eduardo Leite discutiu a situação dos principais projetos do PDAR-RS (Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional). Ao longo do encontro, foram avaliadas questões técnicas envolvendo os projetos, além de ajustes que serão feitos para viabilizar as obras.

“O nosso governo tem uma visão muito clara sobre a necessidade de desenvolvimento do Estado, em que pesem as dificuldades fiscais. A aviação regional é fundamental para isso, porque permite encurtar distâncias e nos dar mais competitividade”, disse o governador.

O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, reiterou a Leite o compromisso do governo federal com a construção do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, além das obras nos aeroportos de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Santo Ângelo.

No último mês, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, esteve em Brasília em audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que garantiu a destinação de R$ 88 milhões para ampliação e modernização dos aeroportos de Santo Ângelo e Passo Fundo.

Ampliação e modernização

A verba está inclusa no PDAR-RS, programa desenvolvido pela Secretaria de Logística e Transportes por meio do DAP (Departamento Aeroportuário). Cada aeroporto receberá R$ 44 milhões para investimentos, que incluem a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento de aeronaves, além da recuperação da pista.

O contrato para a ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, já está em vigência. A primeira etapa, que consiste na elaboração do projeto, foi finalizada pelo Estado. O documento foi submetido à aprovação da Secretaria Nacional da Aviação Civil e a previsão é de que as obras se iniciem nos próximos dias.

No caso do aeroporto de Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, o termo de compromisso para as obras ainda está em elaboração. A estimativa é que a licitação seja aberta até o início de 2020. Participaram do encontro o secretário adjunto de Logística e Transportes, Eduardo Krause, e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

CPI das Fake News convoca assessores de Bolsonaro que integram “gabinete do ódio”
Guerrero faz elogios a Zé Ricardo e cita ansiedade por marcar gols
Deixe seu comentário
Pode te interessar