Sábado, 24 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2026
Em sua primeira partida do ano na Arena, válida pela 2ª rodada do Campeonato Gaúcho, o Grêmio foi derrotado pelo São José por 1 a 0 na noite dessa quarta-feira (14). O gol foi marcado nos minutos finais da primeira etapa por Ronald Barcellos, formado na base gremista, que acertou um belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro Tiago Volpi.
Com o resultado negativo, o time dirigido por Luís Castro perdeu uma posição na tabela do Campeonato Gaúcho. Agora, com três pontos, ocupa a segunda colocação do grupo B, atrás do Caxias. Por outro lado, o São José assumiu a liderança do grupo A, superando o Inter. O próximo compromisso do Grêmio será no sábado (17), diante do São Luiz, novamente na Arena, às 19h.
O Tricolor entrou em campo sem a presença de sua torcida, cumprindo uma punição aplicada após incidentes registrados no Grenal do dia 8 de março do ano passado.
Jogo
Apesar de ter a posse de bola em grande parte do primeiro tempo, o Grêmio apresentou dificuldades para criar jogadas ofensivas e não conseguiu incomodar de forma consistente a defesa adversária.
Por sua vez, o São José demonstrou mais objetividade nas oportunidades que teve e conseguiu abrir o placar nos acréscimos da etapa inicial.
Aos 47 minutos, após cobrança de escanteio, Gabriel Mec afastou parcialmente a bola para fora da área, e Ronald, com precisão, finalizou de primeira, marcando um gol de belo efeito que definiu o placar parcial.
Na segunda etapa, o Tricolor passou a pressionar com mais intensidade, mantendo o controle territorial e aumentando o número de finalizações.
No entanto, a equipe encontrou dificuldades na conclusão das jogadas, falhando na pontaria e sem conseguir transformar a posse em gols.
O São José, bem postado defensivamente, conseguiu resistir à pressão do adversário e preservou a vantagem até o apito final.
Ficha técnica
* Grêmio: Tiago Volpi; João Pedro, Noriega, Kannemann, Viery; Cuéllar (Edenílson), Dodi; Aravena (Roger), Gabriel Mec (Amuzu), Willian (Cristaldo); André (Carlos Vinícius). Técnico: Luís Castro.
* São José: Fábio; Danilo (William), Diney, Tiago Pedra, Eduardo Melo; Ângelo, Keverton, Rafael Carrilho (Lucas Grafite); Zé Vitor (Dieter), Ronald Barcellos (Cauã), Douglas (Pedrinho). Técnico: Gabardo Júnior.
* Arbitragem: Elias da Silva Elyseu, auxiliado por Michael Stanislau e Jeissyevan Freitag Goncalves. VAR: Anderson Da Silveira Farias.