Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Em cúpula da ONU, Bolsonaro diz que ONGs “comandam crimes ambientais no Brasil e no exterior”

Compartilhe esta notícia:

Presidente enviou um discurso gravado à ONU

Foto: Reprodução/TV Brasil
"Ele vai para o Supremo. Agora, é uma covardia o que estão fazendo com ele", disse Bolsonaro. (Foto: TV Brasil)

Em discurso gravado e apresentado nesta quarta-feira (30) na cúpula sobre biodiversidade da ONU (Organização das Nações Unidas), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que organizações, em parceria com algumas ONGs, “comandam crimes ambientais no Brasil e no exterior”.

Bolsonaro foi um dos chefes de Estado que enviaram discursos gravados à ONU para a cúpula que ocorreu dentro dos eventos da Assembleia Geral da entidade, realizada de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus.

“Na Amazônia, lançamos a Operação Verde Brasil 2, que logrou reverter, até agora, a tendência de aumento da área desmatada observada nos anos anteriores. Vamos dar continuidade a essa operação para intensificar ainda mais o combate a esses problemas que favorecem as organizações que, associadas a algumas ONGs, comandam os crimes ambientais no Brasil e no exterior”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro não apresentou provas nem citou nomes de ONGs que estariam por trás de crimes ambientais. O presidente voltou a afirmar que o Brasil é soberano na porção do seu território coberto pela floresta Amazônica e rechaçou o que considera “cobiça internacional” sobre a área.

“Rechaço, de forma veemente, a cobiça internacional sobre a nossa Amazônia. E vamos defendê-la de ações e narrativas que agridam a interesses nacionais”, afirmou.

“Não podemos aceitar, portanto, que informações falsas e irresponsáveis sirvam de pretexto para a imposição de regras internacionais injustas, que desconsiderem as importantes conquistas ambientais que alcançamos em benefício do Brasil e do mundo”, acrescentou.

Política ambiental

Bolsonaro defendeu a política ambiental do governo federal que, segundo ele, vem adotando políticas de proteção ao meio ambiente de forma consciente. O governo Bolsonaro é criticado por investidores, ambientalistas e governos de outros países pela gestão ambiental.

“Temos a obrigação de preservar nossos biomas e, ao mesmo tempo, precisamos enfrentar adversidades sociais complexas, como o desemprego e a pobreza, além de buscar garantir a segurança alimentar do nosso povo”, disse o presidente.

“Em 2020, avançamos nessa direção e, mesmo enfrentando uma situação difícil e atípica devido ao coronavírus, reforçamos ações de vigilância sobre nossos biomas e fortalecemos nossos meios para combater a degradação dos ecossistemas, a sabotagem externa e a biopirataria”, complementou Bolsonaro.

Na última terça-feira (29), a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu decisões do Conama que retiraram proteção de áreas de manguezais e de restingas. Na decisão, a juíza disse que derrubadas de resoluções são “evidente risco de danos irrecuperáveis ao meio ambiente”.

Em 18 de setembro, depois de receber relatório sobre desmatamento, a França voltou a se manifestar contra o acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia. Segundo o relatório, o custo ambiental do acordo superaria os benefícios econômicos.

Em julho, executivos de 38 grandes empresas brasileiras e estrangeiras enviaram uma carta ao vice-presidente Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, cobrando ações concretas de combate ao desmatamento no país.

Intitulado de “Comunicado do Setor Empresarial Brasileiro”, o documento também foi assinado por quatro entidades setoriais do agronegócio, do mercado financeiro e da indústria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Brasil cria 249 mil vagas de emprego com carteira assinada em agosto, o melhor resultado para o mês em dez anos
Bolsonaro lamenta declarações do candidato à presidência dos EUA Joe Biden sobre a Amazônia
https://www.osul.com.br/em-cupula-da-onu-bolsonaro-diz-que-ongs-comandam-crimes-ambientais-no-brasil-e-no-exterior/ Em cúpula da ONU, Bolsonaro diz que ONGs “comandam crimes ambientais no Brasil e no exterior” 2020-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar