Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Em desabafo nas redes sociais, J.K. Rowling chama Emma Watson de “ignorante”

Compartilhe esta notícia:

Emma Watson passou sua infância e adolescência filmando Harry Potter. (Foto: Reprodução)

A escritora JK Rowling, autora da saga Harry Potter, voltou a protagonizar uma polêmica no domingo ao atacar a atriz Emma Watson, que interpretou Hermione nos filmes da franquia. Em uma longa declaração publicada nas redes sociais, Rowling chamou a ex-estrela da série de “ignorante sobre o quão ignorante ela é”, em meio às divergências públicas que mantém com atores do elenco sobre questões de identidade de gênero.

Emma, de 35 anos, já havia criticado a posição da autora em relação ao debate trans, mas em entrevista recente afirmou que “ainda a valoriza”, apesar das diferenças. A fala provocou a reação de Rowling, que negou dever qualquer tipo de “consentimento eterno” aos atores que interpretaram seus personagens.

“Não me é devido o consentimento eterno de nenhum ator que já interpretou um personagem que criei. A ideia é tão ridícula quanto eu consultar o chefe que tive aos 21 anos para saber quais opiniões devo ter hoje em dia”, afirmou a escritora, de acordo com o jornal inglês Daily Mail.

Rowling disse que Emma Watson e Daniel Radcliffe, em particular, têm se colocado como “porta-vozes de fato” do universo Harry Potter, ao criticarem publicamente suas opiniões. A autora também recordou um episódio em que, após um discurso feminista da atriz, recebeu um bilhete escrito à mão com a mensagem: “Sinto muito pelo que você está passando”. Segundo Rowling, o gesto foi contraditório diante das críticas públicas.

A escritora acusou a atriz de falar a partir de privilégios.

“Como outras pessoas que nunca viveram a vida adulta sem o conforto da riqueza e da fama, Emma tem tão pouca experiência da vida real que ignora o quanto é ignorante. Ela nunca precisará de um abrigo para moradores de rua, de um hospital público ou de um centro de atendimento a vítimas de estupro administrado pelo Estado”, escreveu.

Rowling também destacou que viveu na pobreza ao escrever o primeiro livro da saga e disse que a destruição de direitos das mulheres atinge, sobretudo, quem não tem os mesmos privilégios que Watson.

A autora concluiu afirmando que só decidiu responder após à entrevista recente da atriz, que descreveu como uma mudança de postura.

“Adultos não podem esperar se aproximar de um movimento ativista que regularmente defende o assassinato de um amigo e, em seguida, afirmar seu direito ao amor do ex-amigo, como se o amigo fosse de fato sua mãe”, disse.

Emma Watson passou sua infância e adolescência filmando Harry Potter. A atriz foi lançada à fama com a estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal em 2001 e atuou em oito filmes da saga, o último lançado em 2011. Watson também apareceu nos filmes A Bela e a Fera e Adoráveis Mulheres, dirigidos por Bill Condon e Greta Gerwig.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Em dez anos, internações no SUS por fimose crescem 81% entre adolescentes
Berta Loran, atriz consagrada em programas de humor, morre aos 99 anos no Rio
https://www.osul.com.br/em-desabafo-nas-redes-sociais-j-k-rowling-chama-emma-watson-de-ignorante/ Em desabafo nas redes sociais, J.K. Rowling chama Emma Watson de “ignorante” 2025-09-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar