Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Em dezembro, Júpiter e Saturno farão aparição mais próxima desde a Idade Média

Compartilhe esta notícia:

Em 21 de dezembro, os planetas formarão o alinhamento mais próximo já visto desde 1226. (Foto: Reprodução)

Prepare-se para a noite do dia 21 de dezembro: Júpiter e Saturno terão o alinhamento m próximo no nosso céu desde a Idade Média, segundo astrônomos da Rice University, nos EUA. A última vez que este fenômeno ocorreu foi no dia 4 de março de 1226, calculam os especialistas.

Júpiter e Saturno têm se aproximado no céu da Terra desde o inverno. De 16 a 25 de dezembro, os dois serão separados por menos do que o diâmetro de uma lua cheia. “Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas”, disse, em nota, Patrick Hartigan, astrônomo da Rice University.

Embora a visão o fenômeno seja melhor em regiões mais próximas à Linha do Equador, o evento poderá ser observado em qualquer lugar da Terra — se o clima permitir, é claro. Segundo Hartigan, a dupla planetária aparecerá todas as noites na parte inferior do céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia. Para a maioria dos observadores com telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas serão visíveis no mesmo campo de visão nessa noite”, afirma.

De acordo com o astrônomo, quanto mais ao norte o observador estiver, menos tempo ele terá para vislumbrar a conjunção antes que os planetas afundem abaixo do horizonte. Mas, felizmente, os planetas estarão brilhantes o suficiente para serem vistos no crepúsculo, que pode ser o melhor momento para quem mora nos EUA observar a conjunção. Depois disso, o par não fará uma aparição como essa até algum dia de 2400.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Acordar mais tarde pode ajudar a diminuir a enxaqueca em adolescentes
Nova fonte de neutrinos no Sol pode dar pistas sobre composição da estrela
https://www.osul.com.br/em-dezembro-jupiter-e-saturno-farao-aparicao-mais-proxima-desde-a-idade-media/ Em dezembro, Júpiter e Saturno farão aparição mais próxima desde a Idade Média 2020-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar