Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de maio de 2019
Durante palestra no 16º Seminário da Qualidade, promovido pelo SindiRádio (Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul), o governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior chamou a atenção para a importância da liberdade de imprensa. O evento foi realizado nessa sexta-feira e sánado no hotel Deville Prime, em Porto Alegre.
“O rádio e a televisão estão entre os veículos com maior credibilidade, apontam pesquisas”, mencionou Ranolfo, titular da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul e que substitui interinamente Eduardo Leite (em viagem internacional e que retorna ao Palácio do Piratini nesta seguna-feia).
“Em tempo de ‘fake news’, esse é o nosso diferencial e é nisso que acreditamos”, acrescentou a presidente do SindiRádio, Christina Gadret (Rede Pampa). A entidade reúne 331 emissoras gaúchas.
Após a fala do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, Ranolfo apresentou ao público um balanço dos quase cinco meses dias da gestão Eduardo Leite e focou, especialmente, no programa “RS Seguro”, lançado no dia 28 de fevereiro como uma iniciativa “transversal e estruturante de segurança pública”.
“Eu quero iniciar ressaltando que a liberdade de imprensa é fundamental a qualquer democracia e, por isso, qualquer veículo tem que ter garantido o direito ao acesso à informação”, afirmou o governador em exercício ao assumir o microfone de um evento cujo objetivo foi promovendo trocas de experiências entre os profissionais, além de debates sobre os novos caminhos do rádio, da televisão e as tendências no setor.
Dentre as ações adotadas pelo governo neste início de gestão, ressaltou a agenda do diálogo, incluindo todos os partidos e instituições; os projetos já aprovadas na Assembleia Legislativa e a LDO recém-protocolada, as reformas em andamento para o reajuste fiscal e os programas já lançados, como o “RS Parcerias” e o próprio “RS Seguro”.
Esse último foi detalhado por Ranolfo, que é o coordenador do programa. “Vamos trabalhar muito para melhorar os índices de criminalidade e proporcionar um Estado mais seguro para viver e investir”, concluiu.
Campanha
Em recente participação no programa “Pampa Debates”, da TV Pampa, Ranolfo Vieira Júnior detalhou a campanha “1 Segundo Contra a Violência: Você Decide Se Ela Avança”, promovida pela Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão). A iniciativa conta com o apoio das autoridades e dos veículos gaúchos de comunicação.
O governador em exercício destacou a importância da proposta: “Estamos muito longe ainda do que queremos”, frisou durante a conversa com os integrantes da bancada do programa, exibido pela emissora porto-alegrense nas noites de segunda a sexta-feira. Ao abordar a atual situação da segurança pública, o secretário defendeu a importância de um modelo “multidisciplinar” para o setor, envolvendo saúde, educação e outros aspectos.
O publicitário Airton Rocha, responsável pela criação dos materiais da campanha e que também esteve na bancada do “Pampa Debates”, destacou o objetivo das peças. “É um movimento para criar situações em que as pessoas saibam o que podem fazer”, afirmou, mencionando como exemplo os casos ilegais de compra de celular roubado e consumo de drogas.
O governador em exercício ressaltou que o tema é prioridade atualmente, não só no Rio Grande do Sul. “A segurança pública tem que ser questão de Estado”, assegurou, reafirmando a importância da campanha de conscientização.
(Marcello Campos)